X

Refrigeração rápida de bebidas

Boa noite professor , fiz uma pergunta a professora XYZ do Instituto de Química da USP porém ela disse não conhecer sobre o assunto e me aconselhou a pergunta para os professores do Instituto de Física da USP, sendo assim lhe pergunto professor imaginando que o senhor tenha um conhecimento da área.
Eu estudo em uma universidade do Paraná perguntei ao meu professor de química se é possível criar um sistema de refrigeração que refrigere bebidas em no máximo 2 minutos, ele não soube responder, contando o dia de hoje estou com 2 semanas pesquisando sobre os assuntos da área, vi matérias sobre resfriamento a vácuo, serpentinas, refrigeração industrial e etc , faço as seguintes perguntas ao senhor na esperança de uma resposta.
1 – É possível criar um sistema de refrigeração que refrigere bebidas em no máximo 2 minutos?
2 – Seria possível um sistema de refrigeração com nitrogênio liquido passando por dentro de uma serpentina com um material adequado, tudo isto envolto em um liquido para não congelar a lata de alumínio ou o vidro de bebida?
3 – Se não for possível a pergunta 2, com qual material posso chegar a este objetivo de refrigerar uma lata de bebida ou vidro de bebida em no máximo 2 minutos?
4 – Tem algum livro de algum autor de confiança ou do senhor que possa me passar para eu entender mais do assunto?
Muito obrigado
att,
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A refrigeração rápida de bebidas no tempo de alguns minutos ou até menos está exemplificada em Resfriando rapidamente a cerveja?

A ideia de utilizar nitrogênio liquido para resfriamento rápido de bebidas, salvo melhor juízo, não parece ser adequada. O banho refrigerante não precisa e não deve estar em uma temperatura extremamente baixa como a do nitrogênio líquido. Adicionalmente um processo utilizando nitrogênio líquido poderá se tornar proibitivamente caro pois a substância evapora (ebule) e é perdida na atmosfera.

O sucesso da refrigeração veloz de bebidas estará garantido se o conteúdo da embalagem puder trocar energia rapidamente com o banho refrigerante que se encontra a cerca de zero graus célsius. As latas são excelentes pois, como é bem sabido, os metais são ótimos condutores térmicos e a agitação e/ou rotação da lata permite trocar internamente, junto da parede da lata, a bebida, providenciando um gradiente de temperatura através parede fina que favorece a ocorrência de intensas correntes térmicas. Certamente qualquer forma de refrigeração de bebidas em garrafas de vidro será muito mais lenta pois o vidro tem baixa condutividade térmica e a parede da garrafa é muito mais espessa do que a parede da lata.

Outras postagens tratando do tema da refrigeração:

Potência de refrigeração versus potência elétrica do condicionador de ar

Gaúcho andarengo e a refrigeração

Fluído refrigerante em aparelhos de refrigeração

 

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1414.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *