Reflexão da luz solar pela Lua.
10 de junho, 2020 às 16:46 | Postado em Lua, Óptica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Como pode a Lua ser tão iluminada por reflexão, quase como um espelho, se na sua superfície somente existem rochas?
O albedo geométrico de qualquer corpo diz respeito ao percentual da radiação visível nele incidente que é efetivamente refletida pelo corpo. A superfície da Lua, sem ar e essencialmente constituída por minerais no estado sólido, determina que, sendo iluminada pelo Sol, o albedo geométrico lunar resulte em aproximadamente 12% (vide mais em albedo_lunar). Ou seja, apenas uma pequena fração da luz solar que incide sobre a superfície da Lua é refletida.
Se a refletância da Lua fosse comparável a de um espelho (cerca de 90%) não se poderia olhar diretamente para ela assim como não se pode olhar, sob pena de prejuízo da visão, para um espelho refletindo o Sol diretamente em nossos olhos.
Nosso planeta, por ter constituição diversa da Lua com água em grande parte da superfície e possuir atmosfera, possui o albedo geométrico de aproximadamente 43%.
O fato de o albedo lunar ser cerca de 4 vezes menor do que o terrestre explica que na foto da Lua passando em frente da Terra, colhida pela sonda DSCOVR (Deep Space Climate Observatory) em 2015, a face da Lua se apresente escura em relação à face da Terra. Ambas, Terra e Lua estão plena e igualmente iluminadas pelo Sol mas a fotografia que foi feita tomando em consideração o albedo da Terra, determina uma subexposição para a Lua.
Sobre esta linda e fascinante foto da figura 1 vide também:
A Lua escura na foto da DSCOVR prova que a foto é falsa! Será mesmo?
Lado oculto da Lua é escuro e frio! Será mesmo?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Há um plataforma onde eu consiga ver quanto de iluminância lunar está chegando à Terra em determinado local e hora?
Ex: Às 22h do dia 22/07/2010, a cidade de São Paulo recebia n lux devido à refletância lunar.
Não sei informar se existe.