X

Questões do concurso no IFRS – 2016

1 –  Prezado professor Lang, Na prova para docente de física do IFRS/2016 a questão 37 […] para o tungstênio, a função trabalho é 4,6eV . Dados h= 4,1.10^ – 15 eV.s e c = 3,0.10^8 m/s, a energia cinética máxima dos elétrons ejetados de uma placa de tungstênio, quando nela incide uma luz ultravioleta de comprimento de onda 150 nm, é dada por: Eu encontrei 3,6eV, mas o gabarito é 8,2eV

2 – Olá professor. Neste fim de semana caiu esta questão no concurso do IFRS. Fiquei com dúvida quanto ao gabarito. Você poderia postar a solução? Desde já grato.
Questão:
Considere que o diâmetro de Vênus seja de 12000 km e sua distância mínima até a Terra seja cerca de 4.10^7 km. Quando Vênus está a esta distância, qual será, aproximadamente, o diâmetro da imagem de Vênus formada por um telescópio esférico côncavo cuja distância focal é de 2,0 m?
A) 6 cm
B) 3 cm
C) 6 mm
D) 30 cm
E) 12 mm
Gabarito: C

  3 – Se não for abusar demais, gostaria de tirar outra dúvida referente ao mesmo concurso. Em uma questão é feita a seguinte afirmação:

“A luz, polarizada, ao passar por um analisador, tem sua intensidade reduzida proporcionalmente ao ângulo entre o polarizador e o analisador.”

O gabarito oficial a considera como verdadeira. Mas a intensidade da luz polarizada não seria proporcional ao cosseno quadrado do ângulo formado entre os polarizadores? Neste caso, esta afirmação não teria que ser falsa?

  4 – E por fim, uma luz não-polarizada ao passar pelo polarizador tem sua intensidade reduzida pela metade correto? Mas existe algum caso em que a luz tenha as componentes verticais e horizontais dos campos diferentes e assim tenha maiores oscilações em uma direção do que outra?

Obrigado professor.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

RESPOSTA 1 – A energia de cada fóton incidentes na placa é 8,2 eV e como a função trabalho é 4,6 eV, então os elétrons são ejetados com (8,2-4,6)eV=3,6 eV.

RESPOSTA 2 – O tamanho angular do objeto e da imagem em relação ao vértice do espelho é o mesmo. O tamanho angular de Vênus é a razão entre o diâmetro de Vênus pela distância de Vênus ao espelho do telescópio, ou seja

12.10^3km/4.10^7km = 3.10^-3radianos.

Então o tamanho da imagem, já que ela se situa sobre a região focal do espelho (a 2,0m do espelho) é

3.10^-3radianos . 2,0m = 6.10^-4m = 0,6 mm.

Portanto NÃO é correta a alternativa C.

RESPOSTA 3 – Estranha esta afirmação! Será que querem dizer que a intensidade é INVERSAMENTE proporcional ao ângulo ou talvez que a intensidade é uma função linear do ângulo com declividade negativa? Em qualquer das duas hipóteses de fato a afirmativa está equivocada.

Nota também que se a luz já é polarizada antes de incidir no polarizador, ela já pode sofrer uma redução de intensidade ao passar pelo polarizador. Será que transcreveste corretamente a afirmativa?

Um afirmativa correta seria dizer que

“A luz polarizada que emerge do polarizador, ao sair de um analisador, tem sua intensidade reduzida quando aumenta o ângulo entre direção de polarização do polarizador e do analisador.”

RESPOSTA 4 – A redução da intensidade a 50% é válida para um polarizador IDEAL, que somente barra radiação por polarização em um um única direção, e desde que a luz incidente transporte campos em todas as direções possíveis.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 793.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *