Questão 88 do ENEM 2012
21 de julho, 2013 às 22:28 | Postado em Ondas eletromagnéticas, Questões do ENEM, vestibulares, concursos, Radiação
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/A QUESTÃO 88 se encontra em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/caderno_enem2012_sab_azul.pdf
Nossa pele possui células que reagem à incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. Pensando em se bronzear, uma garota vestiu um biquíni, acendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum.
O bronzeamente não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de
A) baixa intensidade.
B) baixa frequência.
C) um espectro contínuo.
D) amplitude inadequada.
E) curto comprimento de onda.
A QUESTÃO 88 trata de Óptica.
Mais uma vez encontramos uma “contextualização” absurda e ridícula. Quem de fato já pensou em se bronzear no seu quarto embaixo de uma lâmpada incandescente? E de biquíni?
Classificar algo como baixo (alto), curto (longo) tem como suposto uma referência. Adicionalmente no contexto específico das ondas eletromagnéticas chamam-se de alta frequência (HF – high frequency) ondas com frequência muitíssimo MENOR do que a frequência da radiação visível (luz). Portanto, nesta classificação a luz emitida pela lâmpada incandescente é de ALTÍSSIMA frequência e NÃO de baixa frequência como o gabarito oficial da prova indica (o gabarito indica a alternativa B).
Não tendo sido fornecida uma referência, não há como efetivamente optar por uma alternativa e a questão deveria ter sido anulada.
O endereço abaixo acessa a íntegra do estudo realizado sobre as 6 questões de Física na Prova de Ciências da Natureza (2012) com sérios problemas de formulação:
http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Quest_Fisica.pdf
O endereço abaixo acessa um estudo comparativo entre o Concurso Vestibular da UFRGS e o ENEM entre 2010 e 2013 demonstrando a precariedade, a fraqueza e a inconsistência da prova de Redação no ENEM:
http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/RESULTADOS_UFRGS_ENEM.pdf
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 6132.