Questão 85 (Prova Azul) de Ciências da Natureza – 2013 SEM RESPOSTA ÚNICA!
27 de outubro, 2013 às 21:14 | Postado em Eletromagnetismo, Questões do ENEM, vestibulares, concursos
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/
A questão 85 NÃO possui informações suficientes para que se chegue a uma ÚNICA resposta pois a intensidade da força magnética NÃO está especificada para o momento de impacto . Se o enunciado da questão explicitasse o que se entende por “dispostivo funcione corretamente” talvez houvesse uma solução única para a questão.
Se supusermos que a intensidade da força magnética é 10 vezes a intensidade força elástica no instante do impacto (ou talvez igual à intensidade força elástica, ou talvez … sabe-se lá qual valor), então poderemos encontrar a intensidade do campo magnético (na verdade intensidade da INDUÇÃO MAGNÉTICA). Fazendo o cálculo com o fator 10 resulta
10 x 0,15N=6,0A x 0,05m x B,
B=5,0T.
Admitida outra hipótese, por exemplo, que a intensidade da força magnética seja igual à da força elástica, resultaria B=0,5T.
Se a intensidade da força magnética fosse igual a um décimo da intensidade da força elástica, resultaria B=0,05T.
E assim por diante …
As três possibilidades acima foram arbitrariamente calculadas. No gabarito oficial a alternativa A (0,5 T) consta como correta, estando, portanto, subentendida a hipótese de que as forças magnética e elástica são iguais em intensidade no instante do impacto. Tendo-se em conta que o dispositivo deve produzir uma indução magnética uniforme sobre no mínimo uma região com área de 3,0cm x 5,0cm = 15 cm2 e dado que uma característica inelutável das questões do Enem é a “contextualização a qualquer custo”, a terceira possibilidade (B=0,05T) é a mais realista! A produção de campos magnéticos com intensidade de 0,5 T, cobrindo uma região com no mínimo 15 cm2 não é trivial de ser realizada. Campos com tal intensidade SOMENTE são encontrados no centro da face de super ímãs de neodímio!
A questão ainda possui um problema sério em relação à concepção do dispositivo mencionado. Que engenheiro, em sã consciência, projetaria o dispositivo dessa maneira, com essa geometria? Os dispositivos usados em portarias de prédios são eletromagnéticos, alimentados em corrente alternada, usando uma bobina para gerar o campo magnético alternado quando o botão é apertado. Se for para contextualizar, que se use uma situação realista, caso contrário é mais correto um enunciado na forma convencional, algo como: “Um fio de comprimento L fixado a uma mola de constante elástica k….”.
De qualquer forma há MUITAS respostas possíveis (virtualmente infinitas) para esta questão!
O endereço abaixo acessa a íntegra do estudo realizado sobre as 6 questões de Física na Prova de Ciências da Natureza (2012) com sérios problemas de formulação:
http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Quest_Fisica.pdf
O endereço abaixo acessa um estudo comparativo entre o Concurso Vestibular da UFRGS e o ENEM entre 2010 e 2013 demonstrando a precariedade, a fraqueza e a inconsistência da prova de Redação no ENEM:
http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/RESULTADOS_UFRGS_ENEM.pdf
Outras questões do ENEM com problemas: ENEM
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 6394.