X

Questão 77 (Prova Azul) de Ciências da Natureza – 2013: enunciado incompleto?

Boa tarde!

Eles deveriam dizer ele estava com velocidade constante pelo menos, né ?

Jean

Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento desta pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?

a)Perpendicular ao plano e no mesmo sentido do movimento.
b)Paralela ao plano e no sentido contrário ao movimento.
c)Paralela ao plano e no mesmo sentido do movimento.
d)Horizontal e no mesmo sentido do movimento.
e)Vertical e sentido para cima.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

De fato o enunciado está incompleto pois pode-se subir por uma rampa com velocidade constante ou com velocidade variável.

Se a velocidade for variável, a aceleração em um dado momento pode ser orientada rampa acima ou rampa abaixo.

Se a velocidade for constante ou se variar de forma que a aceleração seja orientada rampa acima, então a única força que poderia estar orientada rampa acima é a força de atrito. É necessário portanto que a força de atrito seja orientada rampa acima para que sua intensidade se iguale à(no caso da velocidade constante) ou exceda a (no caso de a aceleração ser orientada rampa acima) intensidade da força orientada rampa abaixo (componente do peso paralela à rampa somada à força de resistência do ar).

 Caso a velocidade seja orientada rampa acima e a aceleração tiver o sentido rampa abaixo (então a velocidade da pessoa está diminuindo em módulo) é possível que a orientação da força de atrito seja orientada ou rampa acima, ou rampa abaixo ou que nem exista a força de atrito.

 Portanto para que a resposta seja “c) Paralela ao plano e no mesmo sentido do movimento.o enunciado deveria especificar ou que a velocidade é constante ou que a aceleração da pessoa tem orientação rampa acima.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3365.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *