Questão 119 de Ciências da Natureza – Prova Azul – ENEM 2025
16 de novembro, 2025 às 20:49 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade, Questões do ENEM, vestibulares, concursos
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSCaro professor Lang
A questão 119 da prova azul de Ciências da Natureza do ENEM 2025 para ser resolvida e se chegar a alternativa B (alternativa que está sendo dada como correta por diversos professores) deve-se ao meu juízo se admitir algo que não consta na raiz da questão: a intensidade da corrente na bomba é 7,5 A quando lhe é aplicada a tensão de 100 V.
Gostaria da sua opinião!
Considerando que cada placa é uma fonte de fem constante e igual a 40 V e que quando se demanda uma corrente com intensidade de 7,5 A de uma placa, a tensão nos terminais da placa é 34 V, então pode-se estimar a resistência interna da placa (assumida também como constante) em (40 -34) V divididos por 7,5 A, resultando em 0,80 Ω.
Se for assumido que a intensidade da corrente na bomba é 7,5 A quando esta é alimentada sob 100 V, então a queda de potencial na resistência interna de 2,4 Ω é 2,4 Ω multiplicado por 7,5 A, resultando em 18 V. Desta forma a tensão sobre a bomba é 120V menos 18 V, portanto 102 V. E 102 V está dentro do limite de tolerância de 5 V explicitado na raiz da questão.
Portanto a alternativa B seria correta se for assumido o valor de 7,5 A para a corrente na bomba que, como bem notaste, a raiz da questão não informou.
Desta forma, a questão 119 rigorosamente não pode ser resolvida!
A alternativa B seria correta se o primeiro parágrafo do enunciado da questão fosse o seguinte: Em uma comunidade rural, os moradores utilizam uma bomba-d’água alimentada por 100 V de tensão contínua, podendo variar em até 5 V; nestas condições a intensidade da corrente elétrica na bomba é 7,5 A.
Vide também a discussão da questão no seguinte endereço do
Instagram: https://www.instagram.com/reel/
Youtube: https://youtube.com/shorts/
“Docendo discimus.” ( Sêneca)

