Queima de gás/forno cerâmico
12 de dezembro, 2018 às 9:52 | Postado em Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Prezado professor, boa tarde.
Espero que estejas bem!!
Construí um forno para queima de cerâmica a partir de uma tambor de 200 litros e estou utilizando dois queimadores atmosféricos com dois botijões de 13kg. A questão que me aflige é que preciso de uma temperatura de 1220º C. No entanto, utilizando um queimador consigo atingir 600º C e, quando acendo o segundo queimador, consigo no máximo 870º C e não 1200º C !! Se com um atinjo 600º porque não consigo 1200º com dois?
Seria possível aumentar a temperatura, se sim, como devo proceder? Envio fotos para melhor compreensão!! Grato!! Gilson Goulart
Infelizmente não posso lhe auxiliar, indicando a solução do problema. Entretanto farei alguns comentários e espero que tendo feito a postagem, outras pessoas possam auxiliar com comentários adicionais aqui no CREF.
A temperatura atingida em um forno não é dada pelo somatório das temperaturas conseguidas individualmente se apenas um dos queimadores funcionar. Ou seja, não há nada de estranho no fato de que com um queimador atinges 600º C e com dois não atinges o dobro da temperatura. Nota que a temperatura máxima conseguida na queima de GLP no ar é aproximadamente 1900º C e ela pode ser atingida em um único queimador, diretamente no bico de queima.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Bom dia, este forno precisa de bons isolantes térmicos tijolos refratários e manta de cerâmica, tem vídeos explicando como fazer forno a gás. Ideal e o tambor na posição vertical, mas o isolamento térmico precisa ser muito bom, é difícil chegar 1200
Eduardo, bom dia.
Grato pela sua atenção!!
O forno tem manta de fibra cerâmica de 3,8 cm de espessura.
Estou considerando, realmente, a verticalização do mesmo. Fiz na horizontal pensando na facilidade no processo de queima para raku, no entanto, acho que a dificuldade da horizontalidade não justifica, mais, a perde de temperatura!!
Grato
Gilson Goulart
Eduardo, bom dia.
O forno foi feito com manta de fibra cerâmica de 3,8 cm de espessura.
Estou considerando, seriamente, a verticalização do mesmo.
Grato pela sua contribuição!!
Gilson Goulart
Professor bom dia, espero que estejas bem!!
Agradeço sua disposição em me auxiliar!!!
É, realmente, uma pena que não experimentarmos alguma solução!!
Estou lendo um texto de uma pesquisa realizada em Bragança, Portugal, (link abaixo)
sobre fornos para queima de cerâmica, anexo o texto aqui, quem sabe a partis deste, possamos estabelecer um diálogo mais qualificado.
Grato pela sua atenção!!
Atenciosamente
Gilson Goulart.
https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/203/1/60%20-%20Processos%20de%20cozedura%20em%20cer%C3%A2mica.pdf
Acredito que a solução do problema passe pela composição da mistura do gás com o oxigênio presente na atmosfera. Não sei se é possível trabalhar com o fluxo do ar atmosférico ou se será necessário adquirir uma fonte extra de oxigênio (ou mudar de combustível). Não sou professor de química, mas veja este interessante vídeo (em que se obtém explosões – sei que não é o seu caso – diferentes com composições diferentes): https://www.facebook.com/iloveyouquimica/videos/315626865661812/
Obs.: Quando resolver seu problema, compartilhe aqui a solução. Achei-o interessante. Sucesso!
Existem vários problemas de segurança aí. Não sei qual é o objetivo do cidadão, mas recomendo comprar um forno adequado para o serviço, devidamente projetado para tal.
Em vez de 3,8cms, tem que triplicar o isolamento. E tem que ser com fibra decerâmica de alta temperatura.
aumente a quantidade de oxigenio na dosagem com o gás…
Você pode fazer um pré-aquecedor do ar de combustão utilizando os gases quentes da chaminé, isso vai te proporcionar além de um aumento na temperatura economia de combustível
Olá amigos, interessante case. Neste caso, indica uma perda de energia no patamar de 780ºC (para os 2 queimadores). Segue algumas observações, espero que sejam úteis e possam acrescentar aqui:
1 – O isolamento de fibra cerâmica (manta) é cancerígeno. Não é indicado para isolamento de fornos (principalmente à gás), Apenas devem ser utilizadas “entre camadas” de tijolos. Evitado a dispersão de micro partículas que são absorvidas pelo trato respiratório;
2 – No caso de melhorar o isolamento, deve usar tijolos refratários (mais alumínicos de cor clara) para 1.300ºC para a parte interna, depois uma camada de manta cerâmica (opcional) e por fim uma camada de tijolos artesanais mais econômicos finalizando a parte externa do forno (pode ser tijolos de argilas vermelhas). Nesse caso, a chapa do tonel “equivaleria’ a essa 3º camada de tijolos vermelhos.
3 – Para fornos pequenos tipo tonel, tem outras formas de realizar um bom isolamento com menos espessura e menor custo. Pode seguir o método Condorhuasi http://www.condorhuasi.org.ar/ O Mestre CHITTI ensina processo eficiente e comprovado de preparação de uma composição de massa refratária isolante que inclusive dispensa o uso de tijolos e manta cerâmica.
4 – Não precisará de 2 queimadores para esse tamanho. apenas 1 queimador de alta pressão já atingirá mais de 1.200ºC.
5 – Para a prática de RAKU vc só precisará de um forno para 1.000ºC.
Boa sorte e sucesso!
1 – Não ví chaminé no forno. Os queimadores estão direcionados um de encontro ao outro, ou seja, sem chaminé e pelo posicionamento, um queimador está expulsando de volta a chama do outro.
2 – A abertura para entrada da chama parece ser muito grande. O queimador não pode entrar no forno, tem que ficar com a boca fora. O ar primário deve seguir já misturado no queimador. O ar secundário vem da chaminé e está parece não existir.
3- Não vi a entrada de ar no queimador. E TIRE ESSE BOTIJÃO DE PERTO DO FOGO.
4- Base de 6 cm de areia, por cima uma camada de tijolos maciços de argila clara, logo acima revestir uma camada lateral com o mesmo tijolo, acima uma camada de fibra cerâmica para 1430º. Abertura para chamine com o mesmo tamanho da abertura para o queimador. Uns 20 cm a frente da chama colocar um tijolo para dispersar a chama por toda a lateral. Colocar tijolos para sustentar uma placa refratária acima da chama no mínimo 10 cm, a lateral da placa deve deixar livre uns 3 cm para subida do fogo e do calor. Acima dessa placa podem ser colocadas outras mantendo o mesmo distanciamento.
eudesgouveia9@gmail.com
Enfim, um comentário que valeu a pena ler.