Quanto mais quente, maior o consumo?
14 de fevereiro, 2012 às 18:48 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Galera, fiquei com dúvida desse fato. Nesse instante, passou em um noticiário da Bahia que pessoas recebiam suas contas de energia com mais de 800% de aumento do valor antigo. Justificando-se, o atual presidente da concessionária de energia da Bahia disse que era normal o aumento, devido ao forte calor que a cidade estava enfrentando. Com isso, os aparelhos têm a tendência de consumir mais energia elétrica.
Queria saber se isso é verdade: quanto mais quente o ambiente, mais energia consumirá o aparelho? Ou é uma pura farsa desse presidente da companhia de energia da Bahia?
Pergunta originalmente feita em:
http://br.answers.yahoo.com/question
O consumo dos aparelhos é praticamente independente da temperatura ambiente. O que pode acontecer é que aparelhos como refrigeradores, ventiladores e condicionadores de ar permaneceram ligados POR MAIS TEMPO, aumentando assim o consumo (o consumo de um aparelho é o produto da sua potência – que não sofre efeitos relevantes devido à temperatura ambiente – pelo tempo que ficam ligados entre as duas leituras mensais dos contadores de energia elétrica). De qualquer forma 800% é um grande aumento que, se não houve aumento do preço do quilowatt-hora de energia elétrica, somente aconteceria se os aparelhos ficassem ligados cerca de oito vezes mais tempo do que no mês anterior. Portanto, pouco provável mas possível de acontecer um aumento tão grande; mas, dado que são muitos consumidores, esses casos pouco prováveis acontecem de fato. A média do aumento de consumo na Bahia certamente é muito menor do que 800%. Eu diria que se TODOS os consumidores tivessem tido tal aumento, então de fato seria uma “pura farsa”!
Visualoizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 856.