Qual ruído seria semelhante a 22 decibéis??
1 de março, 2012 às 7:53 | Postado em Acústica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/22 decibéis dá para a audição humana perceber?
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/
A escala de NÍVEL DE INTENSIDADE sonora usualmente toma como o nível de referência a intensidade sonora correspondente ao LIMIAR da AUDIÇÃO humana na faixa de 500 a 1000 Hz. Dessa forma o nível de intensidade correspondente a esse limiar vale 0 dB. Intensidades inferiores ao limiar da audição corresponderão a níveis de intensidade NEGATIVOS, por exemplo, um som não audível pode ter nível de -30 dB. Portanto 22 dB é, por definição, audível. Entretanto isso vale para “pessoas normais” pois indivíduos com a audição prejudicada podem não ouvir 22 dB ou até níveis maiores. Na verdade a discussão sobre esse tema não é do domínio exclusivo da Física pois ouvir depende de quem ouve e, portanto, ouvir é algo subjetivo, dizendo respeito a Neurofisiologia, Psicologia, …
Em um “jardim silencioso” os níveis de intensidade sonora são da ordem de 20 dB.
________________________________________
Pergunta no Facebook:
José Oliveira – Quando um som se propaga em um meio ele vai perdendo energia. A característica do meio que quantifica isso é a impedância acústica? Quanto maior a impedância acústica, tanto mais o meio resiste à passagem do som?
Fernando Lang da Silveira – NÃO, não é a impedância acústica. Quanto maior é a impedância acústica de um meio, maior deve ser a amplitude de pressão transportada pela onda sonora para que a intensidade sonora seja a mesma. A impedância acústica é uma característica relevante na discussão da passagem do som de um meio para o outro mas para as perdas de energia mecânica na transmissão dentro de um meio (o que poderia ser chamado de resistência do meio) o importante é o coeficiente de atenuação sonora.
A lei de Stokes para a atenuação sonora implica que, para a mesma frequência, o coeficiente de atenuação sonora no ar seja cerca de 100 vezes maior do que na água. Ou seja, se um som viajar no ar (além de viajar mais lentamente do que na água) por uma determinada distância, deve viajar por uma distância cerca de 100 vezes maior na água para sofrer a mesma atenuação. Ou seja, a água transmite com menos perda sons do que o ar. E os sólidos metálicos fazem tal transmissão com menor atenuação ainda.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1753.