X

Qual é a pressão atmosférica dentro de um prédio?

Na verdade a pergunta não está bem feita. A dúvida é: conceitualmente a pressão atmosférica é o peso da coluna de ar sobre a superfície. Porém, considerando um prédio, sua laje (isola a coluna de ar externa e interna ao prédio), faz com que se inicie uma nova coluna de ar dentro do prédio. Porque consideramos a pressão dentro do prédio igual à pressão externa?

Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Um prédio nunca está hermeticamente fechado. O ar do seu interior se comunica com a atmosfera externa. Caso a pressão dentro do prédio fosse menor (maior) do que fora e dado que existem comunicações entre o interior do prédio e o exterior, o ar fluiria para dentro (para fora) do prédio até que a pressão no interior estivesse equalizada com a pressão externa.

A Lei de Stevin afirma que se dois pontos de um fluido estático podem ser conectados por um caminho qualquer contido no fluido, então somente haverá diferença de pressão entre os dois pontos se eles estiverem em níveis diferentes. Portanto, NÃO pode haver diferença de pressão entre um ponto no interior do prédio e um ponto no exterior, ambos no mesmo nível, se existir algum caminho (não importando qual seja a sua geometria) que conecte os dois pontos e se ao longo de TODO o caminho existir ar.

Podes até encontrar uma pequena diferença de pressão dentro de um prédio alto se considerares pontos em níveis diferentes do prédio. Exemplificando: a diferença de pressão entre um ponto no pavimento térreo de um edifício e um ponto 30 m acima é cerca de apenas 4 miliatmosferas. Mas isso não significa que essa diferença se deva ao fato de que “se inicia uma nova coluna de ar dentro do prédio”. Deve-se ao fato de que se subiu 30 m na atmosfera.

Outras postagens relacionadas com a pressão atmosférica:

Força devida à pressão atmosférica: por que não a sentimos?

Copo com água emborcado: que relação existe com a pressão atmosférica?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1846.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *