Qual é a diferença entre maremoto e tsunami?
1 de março, 2012 às 7:29 | Postado em Ondas de gravidade (ondas marítimas), Ondas mecânicas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/question/
Maremoto e tsunami designam o mesmo fenômeno, isto é, a formação de uma ou mais ondas gigantes em comprimento de onda. A distância entre duas cristas (comprimento de onda) em um tsunami ou maremoto pode ser de centenas de quilômetros em mar alto. Um tsunami cresce e pode tornar-se gigante em amplitude – altura máxima, ou desnível máximo entre as partes da onda – quando atinge regiões rasas.
Maremoto é uma palavra de origem latina e tsunami é de origem japonesa. Antes de 2004 a palavra tsunami era pouco utilizada em português. Com o trágico evento no final de 2004 se disseminou em língua portuguesa o segundo termo, amplamente adotado em todo o mundo.
A formação das ondas gigantes pode ter causas diversas, por exemplo, movimento sísmico do fundo do oceano (causa mais comum), vulcanismo, colisão de meteoros com o oceano, deslizamento de encostas abaixo da superfície das águas, desabamentos de montanhas para dentro do mar e até grandes tempestades. Para mais detalhes sobre os tsunami ou maremotos podes acessar um artigo em Ondas_tsunami.pdf ou no Research Gate.
Um vídeo sobre as ondas marítimas emgeral e os tsunami em particular: https://www.youtube.com/watch?v=8180nf4-w1o
Vide também
Tsunami são ondas gigantes? O que isso de fato significa?
“Docendo discimus.”(Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 21595.
Gostei do conteudo
adorei o conteudo me ajudou muito no trabalho do colegio
Gostei da informação me ajudou muito