X

Projétil revestido com teflon

EXISTE PROJÉTIL HOLLOW POINT REVESTIDA DE TEFLON?

Pergunta originalmente feita em https://br.answers.yahoo.com/question

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Um projétil do tipo “ponta oca” (hollow point) tem o objetivo de se expandir ao encontrar um alvo. A expansão aumenta o poder de danificar o alvo se ele for macio como, por exemplo, os tecidos moles, órgão internos ao corpo e os músculos. Em compensação, aumentando o poder de danificar o alvo, reduz-se o poder de penetração no alvo.

O revestimento de projéteis com teflon tinha o objetivo primeiro de diminuir o atrito entre o projétil e o cano da arma, diminuindo assim o desgaste produzido no cano por projéteis de metal endurecido. A utilização de metal endurecido no projétil aumenta o seu poder de penetração em alvos protegidos, tais como os coletes usados por policiais, vidros a prova de balas, … . Alegou-se que o revestimento do projétil com teflon também aumentaria o seu poder de penetração no alvo mas isto não está provado conclusivamente.

Se o teflon aumenta de fato o poder de penetração, não há razões para revestir um projétil “ponta oca” com ele pois o que se objetiva em projéteis “hollow point” é exatamente o contrário: gastar a energia mecânica do projétil mais rapidamente, aumentando seu poder de impacto e diminuindo consequentemente o poder de penetração. E também não há razão de revestir com teflon tal projétil para diminuir o desgaste do cano da arma pois o metal utilizado em projéteis “hollow point” é metal macio, tanto que alguns desses projéteis “hollow point” também são do tipo “silver tip” (“ponta de prata”). A ponta feita com um metal macio facilmente se expande ao encontrar um alvo.

Por tudo isto o revestimento de projétis “ponta oca” com teflon não deveria existir.

Se tens interesse em poder de penetração de projéteis podes consultar nosso artigo intitulado
“Frenagem de um projétil em um meio fluido: “Qual seria a distância, dentro da água, percorrida por um projétil calibre .50 com massa de 50 g e velocidade de 850 m/s?”

Outra postagem sobre projéteis de arma de fogo: Balística

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1499.


2 comentários em “Projétil revestido com teflon

  1. Orlando disse:

    O objetivo desses revestimentos de projéteis, tanto o alumínio da “Silver Tip” quanto nylon usado nas “Nyclad” não é reduzir o atrito e sim eliminar/não permitir que as ranhuras das estrias internas do cano “marquem o projétil”, tornando-os assim imunes a exames de balística para tentar comprovar de que armamento saíram.

  2. Luís Augusto Maio Guedes disse:

    A verdade é que os projéteis de nylon foram criados com a intenção de aumentar a velocidade do projétil e isso é verdade , a velocidade aumenta mantendo o peso do mesmo constante .
    Posteriormente veio o tefon mas criminosos estão se aproveitando da característica secundária desses projéteis não ficarem com as ranhuras adequadas para a perícia .

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *