Pressão negativa e vácuo são a mesma coisa?
4 de outubro, 2010 às 12:00 | Postado em Estática de Fluidos, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Pressão negativa e vácuo são a mesma coisa?
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/
A pressão ABSOLUTA em fluidos em estados estáveis somente pode ser positiva pois a pressão mínima possível é nula. Entretanto a pressão manométrica ou relativa (por exemplo a pressão medida em bombas de encher pneu, esfigmomanômetros, …) pode ser negativa. A pressão manométrica é a diferença de pressão absoluta entre o sistema a ser medido e o sistema de referência. Se a pressão manométrica é negativa significa que o sistema medido está a uma pressão inferior à pressão de referência. No interior de tubos de imagem de televisores, lâmpadas, reservatórios herméticos de baixa pressão, etc., a pressão manométrica é negativa. Como usualmente a pressão de referência é a pressão atmosférica, o vácuo (pressão absoluta nula ou desprezível) corresponderia a -1 atm (menos uma atmosfera). Vácuo genericamente não é pressão nula mas uma pressão inferior à pressão atmosférica e existem muitos níveis de vácuo conforme explicitado em Wikipedia.
Pode acontecer que a pressão de referência não seja a pressão atmosférica mas a pressão de um meio em pressão maior do que 1 atm. Por exemplo, a pressão externa a um batiscafo submerso 100 m na água é cerca de 11 atm e se ela é tomada como referência, o interior do batiscafo onde a pressão é 2 atm, a pressão manométrica interna ao batiscafo resulta ser (2-11)atm ou -9atm.
Outra postagem com tema correlato: Dúvida sobre pressão manométrica
________________________________________
Comentário do Prof. Carlos Aguiar (UFRJ) no Facebook
Pressões negativas podem surgir em líquidos colocados em estados metaestáveis. O primeiro a observar isso foi Huygens, ao tentar reproduzir o experimento da coluna de mercúrio de Torricelli.
Vide A Física da pressão negativa.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 30295.
Quais os valores aconselháveis para trabalhar em uma sala de pressão negativa? Quais as consequências a nível da saúde, que poderam advir do facto de trabalhar com pressão negativa? Quais os períodos de tempo máximo que se pode estar exposto?
Agradeço resposta se possível.
Obrigada.
Não tenho conhecimento sobre o fato de pressão manométrica negativa (isto é, pressão abaixo da pressão atmosférica normal) moderada ter efeitos nocivos. Entretanto vale lembrar que em aviões pressurizados a pressão interna à cabine é inferior à atmosférica, cerca de -0,3 atm. Vide https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=refazendo-a-medida-da-pressao-na-cabine-do-aviao-agora-8-dias-apos-o-voo
Em regiões dos Andes, por exemplo Cusco, a pressão manométrica é cerca de -0,35 atm e pesooas lá vivem adaptadas a este ambiente.
Então, pressões negativas ( manometricas ) que possuem como referência o ar atmosférico, significam que existe uma coluna de moleculas de ar , inferior ao que estamos sujeitos ao nivel do mar, portanto isso ocorre em altas altitudes. Certo? Porém, me escapou qual seria diferença de pressão absoluta da manometrica? ( ou relativa?) Poderia me explicar professor Fernando Lang
A pressão absoluta tem o valor nulo quando de fato a pressão é nula. A pressão manométrica tem valor nulo quando a pressão é igual à pressão de referência. Portanto uma pressão manométrica negativa significa que a a pressão absoluta é menor do que a pressão de referência.
http://www.avioesemusicas.com/um-pouco-de-informacao-sobre-pressurizacao-de-cabine.html
ate quanto de pressão negativa posso por de Set Point em uma bomba de vacuo ?
O manual da bomba deve especificar tal valor.
Supondo que eu esteja trabalhando com um fluido diferente de ar, por exemplo óleos ou outros líquidos, e esteja em circuito fechado, poderia alcançar pressão negativa abaixo de 1 atm ou é realmente impossível ter pressão menor que a pressão de vácuo?
Se a pressão de referência é 1atm, o limite para pressão manométrica é -1atm e isso corresponderia à vácuo perfeito. Na prática esse valor não será atingido pois o óleo ou outro líquido utilizado vaporiza. Tecnologias sofisticadas são utilizadas para produzir alto vácuo (quase vácuo perfeito).