Pressão na panela
4 de outubro, 2010 às 12:00 | Postado em Gás e vapor, Mudanças de estado da matéria, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Qual é a pressão máxima de uma panela de pressão de 4,5 l?
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question
A pressão máxima absoluta de operação de uma panela de pressão é cerca de 2 atm; portanto a diferença de pressão entre o meio interno e o externo (a pressão manométrica) é cerca de 1 atm. Uma panela de pressão construída para operar com tal pressão certamente suporta pressões maiores por motivos de segurança. Com esta pressão a temperatura interna à panela é cerca de 120ºC quando a água ebule e a força exercida pelo vapor sobre a tampa é de algumas centenas de quilograma-força.
As autoclaves, usadas na esterilização de materiais cirúrgicos e hospitalares, operam com pressões mais altas. A água então entra em ebulição em temperaturas maiores do que em uma panela de pressão. Se a autoclave opera com 5 atm, a temperatura de ebulição da água é cerca de 152º C. Se a autoclave opera com 10 atm, a temperatura de ebulição da água é cerca de 180º C. Se a pressurização for de 20 atm (!), temperatura de ebulição da água é cerca de 212º C.
Outras postagens realizadas com esta:
- Como calcular a pressão na panela de pressão conhecida a temperatura?
- Dúvida sobre a pressão na panela de pressão
- Por que durante o processo de esterilização, os instrumentos são submetidos a temperaturas elevadas?
- Como aumentar a temperatura da panela de pressão sem correr o risco de ela explodir?
- Podemos esterilizar alicate de cutícula na panela de pressão?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 16214.