Pressão máxima em um motor diesel: como calcular?
27 de agosto, 2018 às 11:25 | Postado em Máquinas térmicas, Teoria Cinética dos Gases, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Para o cálculo de bielas, é fundamental conhecer-se a pressão máxima de combustão do motor em questão. Como se calcula a PCP (peak combustion pressure) de um motor diesel de 16 litros-6 cilindros em linha? Qual é a fórmula e quais são os dados necessários?
Para o dimensionamento de bielas a força desenvolvida sobre elas é importante. Então necessita-se saber além da pressão máxima, a área do pistão pois o valor da força é o produto da pressão pela área.
O pressão máxima (pmax) pode ser estimada grosseiramente usando-se um modelo de gás ideal e o ciclo composto de Otto-Diesel conforme Máquinas térmicas à combustão interna de Otto e de Diesel.

pmax = λ p0 tϒ ,
onde p0 é o valor da pressão no final do tempo de admissão, λ é o fator de crescimento da pressão durante a combustão, t é a taxa de compressão e ϒ é a razão entre o calor específico molar a pressão e a volume constante para o ar. Sendo p0 aproximadamente 1,0 atm, λ=1,3 (vide a referência indicada) e ϒ=1,4, a pressão máxima para uma taxa de compressão com valor de 20 resulta em
pmax = 1,3 . 1 . 201,4 = 86 atm.
Em Cylinder pressure estão indicados programas que realizam cálculos para motores diesel.
Outras postagens sobre motores em Máquinas térmicas.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
