Por que não enxergamos o trajeto do raio de luz?
26 de dezembro, 2019 às 11:13 | Postado em Óptica, Percepção: Teoria das cores, visão, audição, ...
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Nós aprendemos que enxergamos um objeto vermelho (por exemplo) porque a luz branca o atinge , ele absorve a luz e reemite a luz vermelha , que atinge nossos olhos. A minha pergunta é porque não enxergamos o trajeto,do objeto até nossos olhos, do raio vermelho reemitido? Se for porque o ar é transparente , existe algum gás ou líquido que permite que enxerguemos o trajeto do raio?
Nós enxergamos apenas a luz que atinge nossa retina. Ou seja, para termos uma percepção luminosa a luz oriunda de alguma coisa externa a nós deve ingressar em nosso olho e sensibilizar os fotorreceptores retinianos (cones e bastonetes). Desta forma tudo que vemos, embora interpretado por nosso aparato cognitivo como algo fora nós, está dentro de nós.
Se um raio luminoso passar por perto do nosso olho (figura 1) mas não ingressar nele e atingir a retina, nada vemos dele.
Havendo partículas no meio capazes de fazer o espalhamento da luz pode então chegar luz espalhada ao olho e sensibilizar a retina. E se houver partículas que espalham a luz ao longo do trajeto do raio luminoso, podemos perceber este trajeto marcado pela luz espalhada.
O espalhamento pode ser produzido por particulados no ar ou no fluido transparente onde a luz se propaga. Por exemplo, fumaça ou nevoeiro nos permite perceber o caminho percorrido pela luz no ar. Vide mais em Por que vemos a luz do laser verde no céu e não vemos a luz do laser vermelho?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
E como esse processo funciona nos lasers? Porque vemos o feixe?
Olha a postagem indicada sobre o laser verde.