X

Por que estou tomando choques ao encostar na porta do meu carro?

De uns tempos pra cá, sempre ao sair do carro, tomo choque ao bater a porta! A física explica?

Detalhes Adicionais Tem vez que dá uns choques fortes, até ouço em estalo! To começando a bater a porta com o pé, é meio ridículo, mas eu não gosto de tomar choques….

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Comentário de quem perguntou após a resposta abaixo: Hoje choveu em São Paulo… portanto, isso deve acabar, certo?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Tal evento é comum em climas com baixa umidade relativa do ar. O automóvel se eletriza, caso esteja isolado do solo por borracha não condutiva, armazenando energia eletrostática. Ao descer do carro, ao tocar no carro, estando você em contato com o solo, propicia um caminho para a descarga dessa energia. Um rabicho condutor, pendurado na parte debaixo do carro, ligado à massa metálica do carro, que conecte o carro ao solo, minimizará o problema. Também pode se utilizar pneus que incorporem em sua estrutura caminhos condutivos com borracha especial.

Pergunta relacionada com esta:

Eletricidade estática em automóveis

Eletricidade estática no carpete

Meu neto e a eletricidade estática

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1801.


5 comentários em “Por que estou tomando choques ao encostar na porta do meu carro?

  1. fatima disse:

    Bom Dia professor, Se eu estiver usando um sapato de borracha (isolante) e tocar no carro, eu ainda servirei como um caminho para a descarga?

  2. Diana disse:

    Eu sinto isso. Os choques na porta do carro. É muito desagradável. Vou fazer como orientado e observar se diminui a incidência.

  3. fernanda disse:

    De uns tempos pra cá tenho estado super elétrica, já nãos ei oq fazer, pois a quantidade de choques está aumentando bastante, por exemplo se a algum tempo atrás eu tomava um choque, agora são de 8 a 10 por dia, estou dando choque, tipo no portão nos gatos e até no meu marido e fico muito fula da vida, ando de sapato de borracha(era pra não tomar não é), tomo choque no porta, e nem precisa ser na mão, esses dias até na perna, já peguei medo de fechar a porta do carro pq sei que é batata.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *