Por que a inclinação máxima nas BRs não deve exceder 3 graus?
7 de setembro, 2013 às 17:32 | Postado em Mecânica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Prof. Lang
Fiquei surpreso com sua afirmação de que em rodovias tipo BR não deve haver rampas com inclinação maior do que 3 graus. E quando tais rampas ocorrem deve haver antes da descida uma placa sinalizando forte descida.
Gostaria de entender a razão disto.
Agradeço sua resposta.
Carlos
Prezado Carlos
Não apenas tu te surpreendeste com minha afirmação. Existe uma crença extremamente difundida de que é muito fácil se encontrar ruas inclinadas por 20 graus ou mais.
O Manual de Projeto Geométrico do DNIT preconiza as inclinações percentuais (tangente do ângulo de inclinação) máximas das rampas em rodovias. Nas rodovias de Classe 0 (as BRs) a inclinação máxima desejável é 5% ou cerca de de 3 graus.
A razão principal para que a inclinação não exceda tal valor se deve ao trânsito de veículos de carga em tais rodovias. Caminhões de 40 toneladas ou mais podem trafegar nessas rodovias.
É fácil demonstrar que a potência de tração que um caminhão de 40 toneladas que trafegue com velocidade constante de 60 km/h subindo por uma rampa com inclinação de 5% deve ser maior do que 450 cv!
Na descida de uma rampa extensa com 3 graus de inclinação exige desse mesmo caminhão que o seu motor deva ter capacidade de absorver uma potência enorme. Aliás, após a placa sinalizando forte declive deve haver uma placa avisando a necessidade de usar o freio motor pois o freio por atrito superaqueceria.
Mais detalhes sobre as inclinações de ruas e estradas encontras no meu artigo Inclinações de de ruas e estradas. Neste artigo demonstro que um automóvel com tração em duas rodas, independentemente de quão potente seu motor, não pode subir rampas secas com inclinção superior a 50% ou 27 graus e se o pavimento estiver molhado esta inclinação máxima se situa em torno de 20 graus ou 35%. Portanto, contrariamente à crença extremamente difundida, NÃO são comuns rampas em ruas ou estradas com inclinações superiores a 20 graus. Vide a matéria sobre ruas em Belo Horizonte: Ladeiras BH.
Trato especificamente da potência de tração de caminhões em rampas na seção 7 do meu artigo Potência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constante.
Destaco ainda que a rua mais inclinada do mundo, tendo 19 graus de inclinação ou 34% de inclinação percentual, é a Baldwin Street – http://en.wikipedia.org/wiki/Baldwin_Street .
Vide também a postagem do CREF, intitulada Sobre a enorme inclinação da pista de rolamento da ponte Eshima Ohashi
Para maiores esclarecimentos sobre inclinações de ruas e estradas consulte meu artigo intitulado Inclinações de de ruas e estradas.
Vide também a seção 7 do artigo Potência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constante.
“Docendo discimus” (Sêneca)
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Professor, no youtube, existem vídeos amadores a respeito de um viaduto construído no município de Itaguaí – RJ. Recentemente passei no referido viaduto, a inclinação de acesso ao viaduto é assustadora , ele foi construído em forma de trapézio, dependendo da velocidade, corremos o risco de perder o controle do veículo.
Vide Sobre a enorme inclinação da pista de rolamento da ponte Eshima Ohashi
Moro no estado dos mares de morros e nas cidades temos ruas bem íngremes. Em Belo Horizonte a inclinação máxima permitida atualmente pela prefeitura, de 47% (25°). https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/10/02/interna_gerais,253719/ruas-ingremes-de-bh-representam-desafio-diario-a-moradores.shtml