X

Por que a descarga elétrica sobe?

Professor

No vídeo sobre descargas de alta tensão – https://www.youtube.com/watch?v=UF5EDV6T7es – aos 1:24min se percebe que a descarga subiu. Eu tenho duas dúvidas sobre isto:

Por que a descarga sobe, não ficando confinada entre os dois polos sob alta tensão?

Por que a descarga não é interrompida dado que naquele percurso o campo elétrico certamente ficou menos intenso?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O efeito de subida do canal ionizado, dentro do qual há condução através do ar e em consequência intensa emissão de luz, acontece devido ao aquecimento do gás. Altas temperaturas são desenvolvidas dentro do canal ionizado e com isto o gás ionizado se torna menos denso do que o ar no entorno do canal. O canal ionizado sofre empuxo por parte do ar mais denso do entorno e se eleva. A sequência de imagens abaixo mostra o início da descarga e a formação de um canal no nível do dois eletrodos (imagem superior).

descarga1

A seguir, cerca de um segundo depois, o canal já se elevou.

descarga2

No próximo segundo o canal se eleva mais ainda e esta última imagem é a que referiste, a 1min24s do vídeo.

descarga3

Se a filmagem continuasse, mantendo os eletrodos sob alta tensão, até poderia ocorrer uma breve interrupção da descarga caso o canal se tornasse mais extenso ainda. Então recomeçaria lá de baixo novamente.

Tens razão que  ao encompridar o canal ionizado a intensidade do campo elétrico ao longo do mesmo diminui. Entretanto depois que um canal ionizado é estabelecido através de um gás, a intensidade do campo ao longo do canal pode ser reduzida em muito e a ionização é mantida. É apenas para iniciar a descarga que a intensidade do campo elétrico deve exceder o valor da rigidez dielétrica do ar (cerca de 3 MV/m ou 3000 V/mm). É por isto que o canal pode subir muito sem haver interrupção da descarga.

No caso das lâmpadas fluorescentes, um pico de alta tensão é produzida entre os eletrodos da lâmpada deflagrando a ionização do gás e depois a tensão cai para apenas 100V ou 200V, sustentando indefinidamente a descarga.

Postagens sobre a rigidez dielétrica do ar:

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

 

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1176.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *