Pontos Quânticos

Considerando um sistema de pontos quânticos, é possível estabelecer uma relação entre as suas propriedades ópticas e suas manifestações eletrônicas?

Obrigado.

Respondido por: Prof. Miguel Gusmão e Prof. Ricardo Rego

A expressão “manifestações eletrônicas” é um pouco vaga. Certamente as propriedades ópticas de pontos quânticos estão diretamente associadas à sua “estrutura eletrônica”, isto é, às posições dos níveis de energia que os elétrons podem ocupar dentro do ponto quântico. No caso, esses níveis são quantizados, pois se trata de um poço de potencial, cujas formas mais simples são amplamente estudadas em cursos de Mecânica Quântica. Qualquer fóton absorvido ou emitido por
um ponto quântico tem uma energia correspondente à diferença entre dois níveis de energia que um elétron pode ocupar.

Se “manifestações eletrônicas” inclui propriedades de transporte, a distribuição de níveis de energia dos elétrons continua sendo relevante. Neste caso, o movimento de um elétron entre diferentes pontos quânticos se dá por tunelamento de barreira de potencial, cuja probabilidade depende das energias dos níveis envolvidos em cada ponto
quântico.

Prof. Miguel Gusmão

As propriedades ópticas dos pontos quânticos estão relacionadas às propriedades de polarizabilidade,
i.e., às propriedades de induzir movimentos de cargas elétricas nos pontos quânticos em frequências
ópticas (tipicamente da ordem de 100THz=10^14Hz). É importante notar que muitas propriedades eletrônicas
não estão necessariamente ligadas a este comportamento. Por exemplo, podemos citar fenômenos de condutividade
elétrica e de magnetização que, apesar de possuirem origem eletrônica, podem estar desvinculados do comportamento óptico.

Prof. Ricardo RegoAcessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 998.