Pendurado no fio de alta tensão!
14 de dezembro, 2014 às 10:01 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Olá professor Lang, recentemente me surgiu uma dúvida a respeito de fios de alta tensão. Supondo hipoteticamente que uma pessoa segurasse com as duas mãos em um único fio de alta tensão e não encostasse no chão, essa pessoa não tomaria choque, assim como os pássaros, certo? E se eu conectasse a esse fio, uma lâmpada, e colocasse as minhas duas mãos de modo a lampada ficar entre minhas mãos, nesse caso o choque aconteceria?
Se uma pessoa se pendurasse em um fio de alta tensão e se não houver corrente circulando no fio, todos os pontos do fio estariam sob o mesmo potencial elétrico. Portanto, embora suas mãos estivessem em contato com o fio em lugares diferentes, não haveria diferença de potencial elétrico (ddp) entre elas.
Se todo o seu corpo ficasse suficientemente distante de outros condutores da rede, de tal forma que não houvesse condução através do ar (o ar pode se tornar um bom condutor, conectando o corpo do sujeito a algum outro condutor a potencial diferente do que aquele no qual ele está pendurado), ele não levaria choque.
Neste caso, se ele também segurasse uma lâmpada entre suas mãos, não levaria choque.
Entretanto, existindo corrente no fio onde o sujeito está pendurado, existirá uma ddp elétrico entre as duas mãos devida à resistência elétrica do condutor que transporta a corrente. Os pássaros que vemos pousados em fios de linhas de transmissão de energia elétrica estão com suas patinhas em locais do fio a potenciais diferentes. Entretanto a ddp entre as suas patinhas é suficientemente pequena para não lhes causar dano pois a resistência elétrica do corpo dos pássaros é muito grande comparada com resistência elétrica do trecho do fio sobre o qual eles se apóiam. Ou seja, no condutor de apoio pode estar circulando uma corrente enorme e, entretanto, pelo corpo do pássaro a corrente ser praticamente nula. O pássaro está associado em paralelo com o condutor de apoio! Vide Por que, quando o elétron chega em um nó, ele escolheria se locomover por um fio com maior resistência elétrica?
Vide também
Descarga elétrica produzida pela chama de material inflamável!
Intensidade da corrente elétrica perigosa para humanos
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1704.