Os conceitos se contradizem? A dificuldade para abrir a porta do refrigerador.
1 de março, 2012 às 19:37 | Postado em Gás e vapor, Teoria Cinética dos Gases, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Assim, comecei a ler este texto: (o porquê não conseguimos abrir a porta do freezer duas vezes em seguida) Por que a porta do freezer trava logo que a gente fecha? Ao contrário do que parece, não é por causa de algum dispositivo para economizar energia. A culpa é da natureza mesmo. Afinal, o próprio ar da cozinha é que pressiona a porta contra o refrigerador, e você não consegue abri-lo de jeito nenhum. Isso acontece porque, quando abrimos a porta da geladeira, um fluxo de ar quente acaba entrando no aparelho. Como gases quentes ocupam mais espaço que gases frios, mesmo uma quantidade pequena de ar quente ocupa um bom espaço no freezer. Mas, quando você fecha a porta, esse ar resfria e encolhe. Então a quantidade de ar por centímetro quadrado dentro do freezer fica menor do que fora. Isso significa que a pressão interna é inferior à da atmosfera. Aí, você tenta abrir a porta e não dá, porque o freezer, forçado pela pressão mais forte do lado de fora, acaba quase lacrado. Conforme o tempo passa, vai ficando mais fácil de abrir. “É que existem vazamentos pequenos pelas bordas da porta. Isso faz as pressões de fora e de dentro ficarem parecidas, liberando a abertura. Se a porta ficasse totalmente lacrada, você nunca mais conseguiria abri-la”, afirma o químico Flávio Maron Vichi, da USP.
Ok, e daí encuco no seguinte: Mas, quando você fecha a porta, esse ar resfria e encolhe. Então a quantidade de ar por centímetro quadrado dentro do freezer fica menor do que fora. Se o ar resfria e encolhe o volume fica menor. e então concluímos que com um volume menor MAIOR é a pressão pela equação de Clapeyron. Mas o texto afirma o contrário, não? EM QUE PARTE DO MEU RACIOCÍNIO EU ERREI? Obrigada!!
Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120221180619AAjShzj
Uma amostra gasosa encerrada em um recipiente ocupa TODO o volume do recipiente não importando que sua temperatura varie. Assim sendo, quando fechas a porta do “freezer”, o volume ocupado pelo ar lá dentro NÃO muda enquanto o ar se resfria. Portanto, como o volume é constante e a temperatura do ar interno ao “freezer” está diminuindo, a pressão diminui, tornando-se inferior à pressão externa. O teu equívoco foi pensar que o volume de ar dentro do “freezer” estivesse diminuindo.
Posteriormente, como notado pelo químico, a pressão interna aumenta pois ar externo se inflitra já que a vedação não é perfeita, hermética. Caso a pressão interna se mantivesse estável e abaixo da pressão externa, seria muito difícil ou impossível abrir a porta.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3077.
Porque aporta do congelador da.minha Brastemp Frost Free 350 abre quando fecho a porta da geladeira? Dese já obrigado
Possivelmente está entupido o sistema que equaliza a pressão interna com a externa.
Então se a geladeira estiver desligada o ar dentro dela se tornará quente e facilitaria a abertura?
Sim, se a geladeira estiver desligada o efeito de dificultar a abertura da porta não acontecerá.
Se entra ar quente na geladeira, por que ao fechar a porta, a temperatura abaixa? O correto não seria aumentar, já que entrou ar quente?
O ar será resfriado pelo contato com o interior refrigerado.
E se a geladeira não tiver dificuldade de abrir imediatamente após ter fechado é normal?
Isso é possível se a parte interna e a externa tiverem um canal de comunicação.