X

Órbitas elípticas e circulares: quando acontecem?

Olá, gostaria de entender quais são as condições necessárias para que um corpo entre em uma órbita elíptica?
Além disso, é correto dizer que as forças dissipativas no movimento planetário são inexistentes ou desprezíveis e por isso essa órbita elíptica será mantida?
Quais são as mudanças que fazem com que um corpo saia de uma órbita elíptica?
Obrigado desde já.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

As condições para que aconteçam órbitas elípticas, parabólicas ou hiperbólicas estão discutidas em Gravitação e órbitas.

Para que ocorram órbitas elípticas é necessário que os efeitos dissipativos sejam desprezíveis ou inexistentes pois desta forma a energia mecânica e o momento angular do corpo em órbita não se alterarão. Entretanto esta não é a única condição.

Uma órbita pode ser perturbada e modificada quando outras forças, além daquela gravitacional estritamente considerada, são exercidas. Uma importante perturbação no sistema Terra-Lua devida ao Sol está discutida em Rotação da linha apside Terra-Lua: por que acontece?

Outro efeito no sistema Terra-Lua, consequente de dissipação de energia mecânica por forças de maré está discutido em Como é possivel que a Lua mostre sempre a mesma face para a Terra?

Outro caso interessante de alteração de uma órbita é o “efeito estilingue gravitacional”: Efeito estilingue gravitacional: a sonda escapará sempre?

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *