Órbitas elípticas e circulares: quando acontecem?
19 de agosto, 2018 às 22:22 | Postado em Gravitação, Mecânica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Olá, gostaria de entender quais são as condições necessárias para que um corpo entre em uma órbita elíptica?
Além disso, é correto dizer que as forças dissipativas no movimento planetário são inexistentes ou desprezíveis e por isso essa órbita elíptica será mantida?
Quais são as mudanças que fazem com que um corpo saia de uma órbita elíptica?
Obrigado desde já.
As condições para que aconteçam órbitas elípticas, parabólicas ou hiperbólicas estão discutidas em Gravitação e órbitas.
Para que ocorram órbitas elípticas é necessário que os efeitos dissipativos sejam desprezíveis ou inexistentes pois desta forma a energia mecânica e o momento angular do corpo em órbita não se alterarão. Entretanto esta não é a única condição.
Uma órbita pode ser perturbada e modificada quando outras forças, além daquela gravitacional estritamente considerada, são exercidas. Uma importante perturbação no sistema Terra-Lua devida ao Sol está discutida em Rotação da linha apside Terra-Lua: por que acontece?
Outro efeito no sistema Terra-Lua, consequente de dissipação de energia mecânica por forças de maré está discutido em Como é possivel que a Lua mostre sempre a mesma face para a Terra?
Outro caso interessante de alteração de uma órbita é o “efeito estilingue gravitacional”: Efeito estilingue gravitacional: a sonda escapará sempre?
“Docendo discimus.” (Sêneca)