Ondas estacionárias na corda do violão
18 de agosto, 2015 às 17:54 | Postado em Acústica, Ondas mecânicas, Oscilações
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor Lang, se em uma corda de violão eu prendo o dedo em algum ponto da corda, e dou um toque na corda, forma-se ondas estacionarias onde dei o toque, mas também no pedaço de corda depois do dedo certo? Como isso acontece? Obrigado
Se pressionas com o dedo a corda contra um dos trastes do braço do violão então encurtas a parte de corda a ser excitada e com isso os modos normais ou naturais de vibração (harmônicos) da corda terão frequências maiores do que as frequências dos modos da corda íntegra.
Quando excitas a corda por dedilhá-la muitos modos naturais acontecem a seguir. As ondas estacionárias correspondentes a cada um dos modos normais excitados se estabelecem ao longo de toda a corda vibrante. Nota que usualmente a corda não vibrará em apenas um dos modos naturais, ou seja, o som emitido pela corda do violão não será puro ou monofrequencial mas composto por muitas frequências naturais. O local e a forma de excitar a corda define quais os modos de vibração que efetivamente ocorrerão.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
_________________________________________
Comentário no Facebook
Alexandre Medeiros – Relacionado com esse tema das estacionárias, eu orientei uma dissertação (do Nairon) sobre a Física do Violão, baseada na qual publicamos alguns artigos, dentre os quais um sobre o Problema das Cordas Vibrantes segundo Fourier e outro sobre o conceito de Timbre e os Harmônicos Superiores. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n2/a01v5n2.pdf
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1090.
se eu tenho a frequência da nota desejada e a espessura da corda que será utilizada, como obtenho o comprimento para alcançar a frequência?
Essas informações não são suficientes. A frequência depende também da força tensora na corda: quanto mais tensa, maiores são as frequências.