O que acontece se aterrarmos o condutor de FASE?
3 de fevereiro, 2013 às 17:10 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Continuação da pergunta realizada em O que acontece quando aterramos um condutor com tensão?
Blz, vamos supor uma fase de 127V. Ao aterrarmos ela, haverá uma corrente circulando pelo aterramento conforme a resposta. Mas e o potencial dessa fase? Mesmo aterrada vai continuar sendo 127V ou passará a ser 0V como o da terra? Se eu tocar nessa fase aterrada, tomarei um choque?
A parte da corrente circulando entendi perfeitamente, só me resta dúvidas ao potencial que a fase ficará após ser aterrada.
Obrigado , !!
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/
Comentário do autor da pergunta: obrigado pela atenção, abraço !
Um condutor somente se encontra, em pontos diversos, ao mesmo potencial quando NÃO há corrente elétrica por ele circulando. Quando houver corrente o potencial variará ao longo do condutor. No caso em pauta, longe do aterramento a tensão eficaz será 127 V e em algum lugar do aterramento será efetivamente igual a zero. Portanto haverá uma região de transição onde o potencial estará variando.
Poderás tomar choque se estiveres aterrado, portanto ao potencial do aterramento e se tocares uma região do condutor que esteja a um potencial (eficaz) diferente do aterramento. Onde estará de fato a região do condutor a um potencial razoavelmente diferente de zero (para produzir um “choque” em ti) somente se pode precisar quando, adicionalmente, se tenha um modelo para este circuito, modelo este que especifique com algum grau de detalhamento as impedâncias (resistências) elétricas do circuito inteiro, inclusive em ti e no aterramento. De fato o problema não tem uma resposta que se possa dar sem especificar uma série de outros parâmetros, cujos valores podem variar de uma situação real para outra.
______________________________________
Comentários de um engenheiro, ex-aluno da Engenharia Elétrica da UFRGS, ao ler esta postagem no meu Facebook.
André : Lembro do meu curso de eletricista, para medir se temos corrente circulando em um condutor terra, sempre usar amperímetro, jamais tocar o mesmo!
Fernando Lang da Silveira: É uma ótima recomendação, ainda mais que pode acontecer que o condutor terra não esteja de fato aterrado e eletrificado segundo uma tensão elevada em relação à terra. Aí, se tocares, possivelmente será o teu último toque.
André: Testes de segurança em equipamentos elétricos em geral, coloca-se fase mais neutro juntos em curto (equipamento desligado) e entre essa junção e o condutor terra coloca-se 500V senoidal, dai mede-se a corrente de fuga, que dependendo do pais é de 3 a 5 mA no máximo. Ou seja protege o usuário contra um erro de instalação pois a norma limita o quanto de corrente o equipamento pode colocar no terra.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4850.
Rapaz eu encontrei uma situação em que a fase estava aterrada e com certeza levei um monte de choque, eu pensava que esse condutor era o neutro pois inverteram as polaridades dos condutores aonde era pra ser neutro ficou sendo fase e aonde era pra ser fase ficou sendo neutro aí eu reverti a situação e acabou o problema com choque