O Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro, é radioativo?
23 de fevereiro, 2015 às 15:23 | Postado em Estrutura da matéria, Física Nuclear, Física de Partículas, Radiação
Respondido por: Prof. Alexandre Pereira - FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica) - RJProfessor, após assistir a um filme sobre o acidente de Chernobyl fiquei interessado em saber um pouco mais sobre Radiação. Andei pensando e gostaria que o senhor me esclarecesse duas dúvidas que tive sobre o assunto:
1. O Pão de Açúcar no RJ é radioativo?
2. Regiões de serra que possuem elevadas altitudes estão submetidas (expostas) a radiações mais altas do que outras que se encontram ao nível do mar?
Inicialmente, gostaria de salientar que todos nós estamos submetidos diariamente a radiação, chamada radiação de fundo. Dependendo do material nas paredes de sua casa, a radiação pode ser maior ou menor do que a do seu vizinho. Porém, essa variação é muito pequena e apenas significativa através de sua leitura com um medidor Geiger (nome do equipamento utilizado para leitura de radiação). Outros fatores como proximidade a formações rochosas que possuam substâncias radioativas e elevadas altitudes contribuem para o aumento da radiação de fundo. Sendo assim, começarei a responder suas duas perguntas.
Quanto mais próximo estivermos da fonte radioativa, maior será a influência desta e consequentemente maior a leitura do medidor Geiger. O Pão de Açúcar contém em sua formação geológica elementos que emitem radiação. Respondendo a sua primeira pergunta, SIM, o Pão de Açúcar de certa forma é radioativo, mas nada que afete a saúde dos moradores do bairro da Urca. Cabe lembrar que as areias (monazíticas) da praia de Guarapari no Espírito Santo também emitem certo grau de radiação e no entanto são procuradas para fins medicinais. Dependendo do tipo e intensidade controlada de radiação que o ser humano recebe, utilizamos o Raio-X para diagnosticar e a radioterapia para curar de certas doenças.
Adose de radiação que recebemos do espaço (cósmica e Solar) é maior quanto maior for a altitude.Conforme os raios cósmicos se chocam com a atmosfera vão perdendo energia e se desfazendo, resultando num valor mais baixo ao nível do mar. Em uma comparação hipotética, onde comparamos apenas a radiação cósmica (não podemos esquecer que existe também a influência geológica, peculiar de cada região), podemos afirmar que quanto mais elevada for a altitude, maior será a incidência desta radiação. Portanto, respondendo a sua segunda pergunta, SIM (estou particularizando), a radiação é maior em regiões de elevadas altitudes.
O tema Radiação é pouco difundido e esclarecido, resultando geralmente em muita apreensão. Muitas pessoas opinam sobre o assunto sem conhece-lo minimamente. Convivemos com a radiação no nosso dia-a-dia, na maioria das vezes sem fazer a menor ideia e ter o menor conhecimento. Exemplificando, os alimentos que consumimos recebem tratamento com radiação para durarem mais, de forma que tenham tempo de chegar àsnossas mesas e em uma viagem de avião, o nível de radiação aumenta por conta da elevada altitude devoo e por isso a quantidade de horas que a tripulação trabalha é regulamentada.Sugiro como leitura minha dissertação de mestrado em: http://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2014_Alexandre_Pereira/dissertacao_Alexandre_Pereira.pdf. Lá você irá encontrar informações (medições e análise) para esclarecer essas duas e outras mais dúvidas que porventura possa ter e quem sabe construir seu próprio medidor Geiger para se aprofundar um pouco mais no assunto.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1451.