X

O “mistério” do suco de abacaxi congelado!

Aconteceu uma coisa hoje comigo e iria ficar feliz se alguém me explicasse, eu deixei um abacaxi picado congelar e deixei também uma certa quantidade de água da noite para o dia no congelador, no outro fiz um suco normal, bati essa água (ainda estava líquida, sem sinais de gelo na água) com o abacaxi que estava bem congelado, depois coloquei o suco na minha garrafa de alumínio (interior e exterior, diz ser térmica), horas depois no serviço quando fui tomar o suco, descobri que ele não estava mais líquido, estava como uma pasta densa super gelada parecida até sorvete (mas não cremoso), deixei a manhã inteira a garrafa destampada pra ver se voltava a ser liquido mas mesmo depois de 5 horas o suco permaneceu nesse estado, podendo até virar de ponta cabeça a garrafa e chacoalhar que não acontecia nada, saberia me dizer o que aconteceu? A garrafa de alumínio estava em temperatura ambiente quando adicionei o suco extremamente gelado dentro e logo fechei a tampa, nunca vi algo assim acontecer, tem algo a ver com essa superfusão? Mas mesmo horas depois estando com a tampa aberta em um ambiente a aproximadamente 26°C ele não voltou a ser liquido, nem uma gota sequer.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Se o abacaxi congelou em um freezer, a temperatura que ele atingiu era muitos graus abaixo de zero (possível chegar a -20°C). Ao bateres com água e colocares na garrafa térmica, a mistura levou, depois de algum tempo, a temperatura para o ponto de fusão da água, congelando parte (ou toda) a água.

Se a garrafa térmica é bem construída, fica assim durante muito tempo mesmo com a tampa aberta. O gelo, que fica em cima, é péssimo condutor térmico e funciona como a tampa, impedindo trocas importantes de energia, propiciando um lento descongelamento.

Nada tem este processo com a superrfusão discutida na postagem Superfusão: substância no estado líquido abaixo do ponto de solidificação!

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *