O brilho nos olhos dos animais: como se explica?
14 de maio, 2014 às 14:51 | Postado em Óptica, Óptica geométrica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Estava observando os olhos do meu cachorro e percebi que eles brilhavam de forma diferente em um ambiente com menos luminosidade. Por que pode-se notar isso em determinados animais e nos nossos não?
Nos olhos de humanos também acontece um efeito semelhante, facilmente visível em fotografias. O efeito neste contexto é conhecido como “olhos vermelhos”.
Os animais que possuem ótima visão noturna, usualmente carnívoros que caçam à noite, apresentam o efeito de “olhos brilhantes” com mais intensidade do que nós humanos pela razão que discutirei adiante.
Os olhos são RETRORREFLETORES. Em outra questão do CREF – Espelho retrorrefletor: como ele funciona? – discuti um tipo de retrorrefletor, que envolve apenas a REFLEXÃO da luz. O retrorrefletor tipo OLHO DE GATO, muito conhecido nas sinalizações noturnas de estradas, envolve além da reflexão também a REFRAÇÃO da luz.
O retrorrefletor tipo OLHO DE GATO é constituído por uma esfera refratora (dioptro esférico) e um espelho esférico sobre parte da superfície da esfera conforme representado na figura abaixo.
Se a distância focal da superfície refratora sobre a qual a luz incide vinda de fora do OLHO DE GATO for igual ao diâmetro da esfera, então um raio luminoso refletido por este espelho e posteriormente refratado ao sair do olho, se propaga fora do olho na mesma direção original de incidência, em sentido contrário, transladado por uma distância menor do que o diâmetro da esfera, conforme representado na figura abaixo.
Desta forma, se um feixe luminoso incide sobre o OLHO DE GATO, ele acaba por retornar sobre si mesmo. E se este sistema for efetivamente o olho de um animal em um local com pouca iluminação, poderemos então ver a luz de uma fonte (como uma lâmpada, ou lanterna, ou um farol, …) que retorna do olho do animal. O efeito é tanto mais importante quanto menos iluminada é a região na qual o OLHO DE GATO se encontra, retrorrefletindo a luz da fonte potente. Vemos no OLHO DE GATO uma imagem da fonte.
Os animais com aguçada visão noturna (normalmente carnívoros que caçam à noite) possuem ATRÁS da sua retina uma estrutura denominada Tapetum lucidum, com alta refletividade, funcionando como um eficiente espelho. A função desta estrutura é fazer com que a luz que retorna possa sensibilizar também os fotoreceptores na retina, conferindo então uma visão noturna mais aguçada do que se não houvesse a reflexão.
A luz que retorna do olho do animal, originalmente iluminado por luz branca, pode emergir do olho colorida devido a absorção preferencial de parte o espectro do branco no olho do animal. Alguns animais podem até apresentar cores diferentes em diferentes olhos, ou seja, seus olhos brilharem com diferentes cores.
Na foto abaixo, onde a câmara errou feio no tempo de exposição determinando uma fotografia sub exposta, destacam-se os efeitos retrorrefletores dos olhos e da fitas retrorrefletivas presentes nos tênis das pessoas.
“Docendo discimus”. (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4629.
gostarai de saber de algum animal pode ter os olhos brilhantes sem estar diretamente exposto a luz
O brilho nos olhos dos animais é luz refletida no fundo olho. Portanto se não chegar luz aos olhos, o brilho não acontece.
Por que o animal fica com os olhos brilhantes na cor vermelha?
A cor vermelha é devida ao sangue no fundo do olho.
Ultimamente tenho enxergado uma sombra escura na parte inferior esquerda do meu celular quando ele está ligado. Porém outras pessoas dizem que não existe está sombra e que ele está normal. Tem alguma explicação simples para esta situação.
Deves consultar um oftalmologista.
Minha cachorra Jade terra estava com os olhos remelando então usei colírio humano,melhorou o olho porém estou notando que ela não está enxergando muito bem.Percebi também que dependendo do ângulo os olhos estão refletindo na cor esverdeada na claridade.O que pode ser? por favor me ajude.
Não sei o que pode ser. Melhor consultar um veterinário.