O aquecimento global: as Leis da Termodinâmica não são violadas?

Professor Fernando Lang da Silveira, me corrija se estiver errado por favor. Pensando na termodinâmica, especificamente a lei zero, se nós, planeta terra, com temperatura média de 25°C, estamos num ambiente, universo, cuja temperatura média é de aproximadamente 6 K , -267°C, como pode a Terra estar em aquecimento? E a entropia, como fica? Espero poder ter contribuído para a discussão da postagem Aquecimento global e seus críticos . Abraços

A temperatura do espaço interplanetário na região onde a Terra se encontra, sob incidência da radiação solar, é cerca de 100°C devido nossa proximidade com o Sol. Não é por caso que a temperatura na face iluminada da Lua, que não tem atmosfera, chega até cerca de 120°C. A temperatura de alguns kelvins apenas é a temperatura do espaço intersideral na ausência de fontes de radiação próximas. Vide O termômetro mede a temperatura do espaço vazio?

A Terra recebe radiação solar, se aquece, emitindo na faixa de infravermelho. Se ela não tivesse atmosfera e se não houvesse efeito estufa as temperaturas na superfície do planeta seriam semelhantes aquelas que acontecem na Lua.

O efeito estufa, segundo a maioria dos cientistas, necessário para manter a superfície do planeta em temperaturas médias de 20°C, tem aumentado por efeito antropogênico, aumentando o aquecimento global. Não há violação das Leis da Termodinâmica nestes processos.

Outras postagens relacionadas com esta:

O termômetro mede a temperatura do espaço vazio?

Aquecimento global e seus críticos

O debate científico sobre o aquecimento global antropogênico

Video imperdível do Pirula sobre o aquecimento global: https://www.youtube.com/watch?v=qAc5d_8MpTc

Programas na Rádio da Universidade (UFRGS) sobre aquecimento global:

1) O reaquecimento do Aquecimento Global

2) Ainda sobre o Aquecimento Global

3) A farsa da farsa do Aquecimento Global

4) Aquecimento Global

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 979.

Um comentário em “O aquecimento global: as Leis da Termodinâmica não são violadas?

1. Procopio disse:

Olá Podia jurar que foi para este blog antes, mas depois navegando através de muitos do posts percebi que é novo para mim.

De qualquer forma eu sou definitivamente satisfeito Eu tropecei em cima e eu vou ser bookmarking e checando regularmente!