X

Natureza da força elástica de uma mola

Professor, num outro dia, conversando sobre rolamento, o senhor disse que uma esfera descendo um plano inclinado, exceto pela força gravitacional, está sujeito apenas a forças de natureza eletromagnética, como a força normal e a força de atrito.

Então eu gostaria de saber se a força elástica de uma mola é também de natureza eletromagnética.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

De fato fiz a afirmativa de que a força normal à superfície de rolamento, exercida pela superfície no corpo que rola, bem como a força de atrito exercida pela superfície no corpo que rola são forças de natureza eletromagnética. A razão de eu chamar atenção para isto era devido a que meu interlocutor havia  se pronunciado que “a força normal é uma decomposição do peso ou igual ao mesmo“. Ora tal afirmação é equivocada pois NÃO há qualquer relação NECESSÁRIA entre peso (força gravitacional) e força normal (força eletromagnética). Circunstancialmente pode acontecer que a intensidade da força normal guarde alguma relação com a intensidade do peso.

A afirmação equivocada partiu de um estudante de física mas é comum em textos técnicos (por exemplo de engenharia) se encontrar afirmações absolutamente erradas de que a força normal é uma força de reação ao peso. Força de reação tem A MESMA NATUREZA da força de ação (também é completamente arbitrário o nome de ação para uma delas e reação para a outra) e portanto, força de reação ao peso somente pode ser uma força GRAVITACIONAL, exercida pelo objeto que faz a força peso, isto é a Terra.

 

Agora a resposta à tua pergunta:

Como é bem sabido há QUATRO INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS: gravitacional, eletromagnética, nuclear forte e fraca.

No mundo macroscópico dominam as duas primeiras pois as duas últimas somente são importantes em escala microscópica, em dimensões da ordem do núcleo atômico. Portanto TODAS as forças que reconhecemos no nosso cotidiano ou são gravitacionais ou são eletromagnéticas. As forças gravitacionais em objetos do nosso dia a dia dependem da massa dos objetos e de que estejam em presença de campo gravitacional, no caso o campo gravitacional do nosso planeta (ou até da Lua ou Sol como por exemplo as forças de maré).

Assim sendo é fácil identificarmos as forças gravitacionais e, por exclusão, todas as restantes são de natureza eletromagnética.

Entretanto não é necessário que conheçamos em detalhes as forças eletromagnéticas para que possamos fazer afirmações práticas e relevantes sobre forças normais, forças elásticas, forças de atrito, forças tensoras, empuxo hidrostático, força de arrasto, força de sustentação aerodinâmica, …

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2225.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *