X

MOTORES ELÉTRICOS QUE ECONOMIZAM ATÉ 90% DE ENERGIA: mais uma empulhação!

Oi, Prof. Lang. Tu conheces o K…. Motor? Andei vendo uns vídeos e achei, no mínimo, curioso. Altamente econômico e eficiente. Um dos engenheiros que o construiu fez uma analogia dizendo que esse é o “led” dos motores. Dá uma olhada nesse vídeo no qual são feitas algumas análises e comparações desse motor com um convencional.
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

OBSERVAÇÃO INICIAL: O vídeo  foi suprimido da pergunta ao CREF pois ao fazer um comentário no vídeo imediatamente notei que ele não estava visível. Aliás, não há qualquer comentário crítico e técnico por lá. Portanto não daremos divulgação ao vídeo.

Logo no início do vídeo a empulhação já começa pela terminologia de “motor de energia infinita”, citando inapropriadamente Tesla.

O comentário que lá fiz é o seguinte:

O vídeo pretende “comparar” dois ventiladores diferentes, apenas medindo a potência elétrica que recebem (estou admitindo que até aí não haja desonestidade).

A comparação somente seria possível se uma medida da potência mecânica gerada pelos motores também acontecesse. E tal não ocorreu.

É interessante notar que o motor WEG usado no vídeo gera  notoriamente um torque maior pois o “experimentador” tem que segurá-lo para que a estrutura do motor não gire sob ação do torque grande. É bem sabido que o torque que o motor aplica às pás é igual ao torque que ele sofre e portanto está caracterizado que os dois motores não são comparáveis apenas medindo-se a potência elétrica absorvida.

A conclusão final é que o vídeo nada demonstra de fato, caracterizando no mínimo uma leviandade que objetiva enganar incautos.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *