X

Mistura de gasolina com diesel s10: posso fazer isso?

Tenho um carro Otto 2.0 original a gasolina. Posso colocar diesel s10 junto com a gasolina? Quanto.? Para aumentar a potência do motor?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

NÃO  FAZ ESTA MISTURA!

Além de não obteres o resultado que pretendes, o motor poderá sofrer. Para começar não haverá combustão completa do diesel e notarás, além da perda de potência, fumaça estranha saindo pelo escapamento.

Dependendo da proporção de diesel misturada as velas de ignição rapidamente “sujarão” e o motor falhará e parará. Há uma série de outros problemas advindos do uso de diesel misturado à gasolina ou ao álcool  em automóveis como motor tipo Otto. Vide mais aqui.

Lá pelos idos de 70, viajando em MG, tive um problema de perda de potência após o abastecimento do tanque com gasolina em um Chevette. Perdi horas em uma concessionária GM para finalmente descobrirem que a gasolina estava adulterada com diesel.

Postagens do CREF sobre motores:

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 619.


6 comentários em “Mistura de gasolina com diesel s10: posso fazer isso?

  1. Max Rodrigo disse:

    Por engano foi adicionado no meu polo 1.0 mpi a quantia de 3 litros de diesel em 42 litris de gasolina.
    Quais problemas posso ter no meu carro?

  2. PAULO SALGADO disse:

    A gasolina e o Diesel vem do mesmo lugar, com exceção do S10 que tem uma composição ligeiramente diferente. O que muda do diesel para a gasolina, além claro de solventes, etanol e outras porcarias é o tempo de cozimento, no refino. Então, misturar apenas 1% de Diesel s10 na gasolina do seu carro não vai dar problema algum e vai melhorar a octanagem e resistência a temperatura dela. A pequena diferença de outros componentes químicos nessa proporção de apenas 1% não atrapalhará em nada, mas vai ajudar muito no desempenho do motor, devolvendo a ele a qualidade da gasolina que existia antes no Brasil que veio caindo com o tempo. Não sou quimico, mas estudo essa merda toda a algum tempo e digo que a afirmação acima está errada. Siga quem já fez e não quem fala que fez. Existe uma grande diferença.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *