X

Micro-ondas e aquecimento global

Eu sou biólogo e tenho uma inquietação que dirijo aos físicos. É sabido que atualmente há mais micro-ondas circulando na atmosfera do que no passado. Qual é a contribuição dessas micro-ondas para o aquecimento global?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

TODA a demanda de energia requerida pela tecnologia atual no planeta perfaz menos do que uma parte em dez mil da energia que a Terra recebe do Sol na forma de radiação solar. Portanto o alegado aquecimento não é atribuído DIRETAMENTE ao aumento do consumo energético pelo homem.

O aquecimento global, segundo os defensores desta ideia,  se deve preponderantemente às mudanças nos mecanismos de reemissão de energia eletromagnética do planeta – na faixa de radiação infravermelha – para o espaço interplanetário. Os gases lançados na atmosfera, como por exemplo o gás carbônico, afetam de forma importante tais mecanismos, aumentando o efeito estufa que sempre existiu, o que vem a causar o aquecimento global. Assim sendo, mesmo que pudéssemos eliminar toda a nossa demanda energética mas mantivéssemos a atmosfera poluída pelos gases que influenciam no efeito estufa, o aquecimento global continuaria. Desta forma, as micro-ondas referidas na pergunta, não contribuem decisivamente para o aquecimento global.

Sobre o efeito estufa: EFEITO ESTUFA.

Sobre Aquecimento global.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1340.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *