Medida do raio terrestre por Eratóstenes
19 de outubro, 2021 às 10:30 | Postado em Astronomia, Forma da Terra
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSOlá, professor. Poderia explicar por que o experimento de Eratóstenes tinha que ser feito em duas cidades sobre o mesmo meridiano? Pensando sozinho, imagino que seja porque os raios incidentes em longitudes diferentes não são paralelos devido à rotação da terra, mas estou inseguro quanto a isso.
A situação mais simples para essa determinação é fazer as medidas da elevação do Sol ao meio-dia (passagem meridiana do Sol), no mesmo dia, sobre o mesmo meridiano pois então a distância entre os dois locais é medida sobre o meridiano.
Se os dois locais estiverem em meridianos diferentes, a distância importante não é mais a distância entre os dois locais mas a distância entre os paralelos dos dois locais.
No Projeto Eratóstenes milhares de estudantes em diversos locais da Terra fazem medidas da elevação do Sol ao meio-dia no equinócio e o raio da Terra é determinado. Aqui um Guia para o Projeto Eratóstenes.
Vide também Projeto Eratóstenes Brasil.
Postagem do CREF sobre a determinação de Eratóstenes: Como Eratóstenes mediu 7° entre Assuã e Alexandria para achar a circunferência da Terra?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Porque as sombras não seriam coplanares…