Medição de gases
19 de julho, 2023 às 12:43 | Postado em Gás e vapor, Teoria Cinética dos Gases, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSA água medimos em litros e peso. O GLP em peso.
E quando um gás é difícil de liquefazer, como é feita a medida da quantidade dele em um recipiente?
Por exemplo o hidrogênio, hélio, metano etc
Para melhorar minha pergunta… Supondo que um compressor de ar comprimido com tanque cilindro de 400L esteja carregado com hidrogênio dentro de seus limites, pergunto:
1 minuto desse compressor ligado enchendo um recipiente de 1L e 5 minutos desse compressor enchendo outro recipiente de 1L.
Como eu calcularia a quantidade de gás dentro desses recipientes?
Qualquer gás tem peso! Portanto uma forma de se saber a massa de gás que está contida em um recipiente é por pesá-lo vazio e depois com gás.
Na tabela 1 constam as especificações técnicas de cilindros que armazenam hélio gasoso – produzido por United Kingdom Air Products – na temperatura ambiente sob a alta pressão de 200bar (cerca de 200atm). Como esses cilindros tem uma parede metálica muito espessa somente uma pequena fração da massa dos mesmos é a massa do hélio pressurizado e, como não podia ser diferente, quando estão cheios tem mais massa do que vazios. A massa de hélio no cilindro é a diferença entre a massa do cilindro cheio e a massa cilindro vazio.
Na postagem Pesando ar? um balão de festa vazio e cheio tem sua massa determinada e se verifica que quando ele está cheio a balança mede 0,5 g a mais do que quando está vazio.
Quando se abastece com GNV um cilindro de gás automotivo não se faz a pesagem do cilindro vazio e cheio para se obter a quantidade de GNV estocada pois esse procedimento é inviável (apesar de possível em princípio) já que o cilindro está solidário ao automóvel. Da mesma forma não tem sentido fazer uma pesagem do gás natural (GN) consumido em uma residência. O que se faz então é usar um medidor de gás que mede qual é o volume de gás em uma particular condição de temperatura e pressão que passa pela tubulação. Se sabemos este volume e a densidade do gás nessas condições, pode-se obter a massa de gás que passou pelo medidor.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Boa postagem, eu só complementaria que em relação a unidade, geralmente se usa o termo “normal+unidade de volume”, e a abreviação “N+unidade de volume”. Por exemplo, “nesse vaso de pressão cabem 2NL ou 2 normal litros”, o que significa que nesse vaso de pressão cabem 2 litros de determinado gás, em condições normais de pressão e temperatura (1 atm e 0°C)”. é aceito ainda as variantes, como Nm³, Ncm³ e etc..
O caso do “volume de GNV” está discutido em Volume de um gás pressurizado que escapa do recipiente: sem sentido?