Maré alta a cada final de tarde?
9 de fevereiro, 2014 às 22:55 | Postado em Astronomia, Forças inerciais, Gravitação, Lua
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Hoje no final da tarde (09/02/2014) estava eu caminhando junto ao mar em Tramandaí quando fui interpelado por um conhecido de Porto Alegre:
“Fernando! Que bom te encontrar por aqui pois eu estava mesmo dizendo para os meus amigos que em cada final de tarde acontece uma maré alta, não é? A minha mãe sempre falava isto! Não está certo?”
Tive que responder ao meu interlocutor que infelizmente sua mãe estava equivocada. Posteriormente um ex-aluno, professor de Física e surfista, me relatou que aprendeu a mesma lição de sua avó. 🙂
O intervalo de tempo entre duas marés altas (baixas) consecutivas é, em média, 12h26min. Assim sendo, se em um dia ao cair da tarde se observa uma maré alta (por exemplo às 18 h), no dia seguinte, depois das 18h e antes das 19 h, acontecerá uma maré alta. Portanto em poucos dias no final da tarde estará acontecendo uma maré baixa!
Como o intervalo de tempo entre maré alta e baixa é de cerca de 6 horas, em menos de uma semana, no final da tarde a suposta maré alta é substituída por maré baixa.
Para mais detalhes sobre marés no portos brasileiros pode-se consultar Tábuas de Maré .
Para um explicação elementar sobre a “teoria de marés” vide ResearchGate.
Outras questões relativas a marés e forças de maré: Marés.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2179.