Luz esverdeada na parede de vidro do tubo de Crookes

Professor, por que há o aparecimento de uma luz esverdeada na parede do vidro atrás do ânodo no experimento de Crookes relativo aos raios catódicos? No mais, deixo aqui meus profundos agradecimentos por compartilhar através de suas postagens  o conhecimento da física de uma forma tão esclarecedora!

A luz esverdeada na parede de vidro (Figura 1) do tubo de Crookes acontece por fluorescência: os raios catódicos (elétrons) bombardeiam a parede, excitando os elétrons das moléculas do vidro para níveis de energia maiores; quando estes elétrons decaem para os níveis energéticos inferiores há emissão de luz (fótons) esverdeada.

Mais sobre os raios catódicos em Dúvidas sobre a produção dos raios catódicos e no capítulo 12 do excelente livro de Física Geral Saveliev, I. V.  Curso de Física General 2. Moscou: MIR, 1984.

Um comentário em “Luz esverdeada na parede de vidro do tubo de Crookes