Luz esverdeada na parede de vidro do tubo de Crookes
11 de abril, 2021 às 12:59 | Postado em Eletromagnetismo, Estrutura da matéria, Radiação
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor, por que há o aparecimento de uma luz esverdeada na parede do vidro atrás do ânodo no experimento de Crookes relativo aos raios catódicos? No mais, deixo aqui meus profundos agradecimentos por compartilhar através de suas postagens o conhecimento da física de uma forma tão esclarecedora!
A luz esverdeada na parede de vidro (Figura 1) do tubo de Crookes acontece por fluorescência: os raios catódicos (elétrons) bombardeiam a parede, excitando os elétrons das moléculas do vidro para níveis de energia maiores; quando estes elétrons decaem para os níveis energéticos inferiores há emissão de luz (fótons) esverdeada.
Mais sobre os raios catódicos em Dúvidas sobre a produção dos raios catódicos e no capítulo 12 do excelente livro de Física Geral Saveliev, I. V. Curso de Física General 2. Moscou: MIR, 1984.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Sou prof.de Fisica e a postagem sobre a Ampola de Crookes como se chamava tbm esse experimento na minha época de estudante. Acho muito interessante prof.Lang seus comentários. Um grande abraço
O professor diz : ” os raios catódicos (elétrons) bombardeiam a parede, excitando os elétrons das moléculas do vidro para níveis de energia maiores; quando estes elétrons decaem para os níveis energéticos inferiores há emissão de luz (fótons) esverdeada.” Porém eu quero crer que não deve ser a excitação dos elétrons do vidro, e sim de uma pelicula de um material que está depositado sobre o vidro. Do tipo do mesmo material que tem nas teclas dos interruptores de apagadores de luz.
É possível usar uma tinta de material fluorescente para intensificar o efeito. Entretanto o vidro por si só produz fluorescência.