Liquefazer o gás de pirólise
19 de agosto, 2012 às 18:32 | Postado em Gás e vapor, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor, estou construindo um reator pirolítico para borracha. A pirólise da borracha libera grande quantidade de gás, cerca de 20% da massa total. O que devo fazer para liquefazer este gás?
Comprimir ou abaixar a temperatura com nitrogênio líquido? Se eu optar pelo nitrogênio líquido, poderei conter o nitrogênio em um recipiente hermeticamente fechado e fazer o gás da pirólise passar por serpentinas para ser resfriado e posteriormente bombeá-lo para um tanque? Como é feita a liquefação do GLP?
Caro Heros,
A pergunta é apropriada para um químico ou engenehiro químico. Entretanto tecerei algumas considerações que poderão te auxiliar na resposta. Vou começar com o GLP.
O GLP é uma mistura de propano e butano. Ambas as substâncias tem temperatura crítica bem maior do que a temperatura ambiente (97 graus C e 152 graus C respectivamente). Desta forma na temperatura ambiente, dependendo da pressão, podem ser liquefeitos. Ou seja, se uma amostra de GLP na temperatura ambiente estiver confinada, submetida a uma pressão de cerca de dezena de atmosfera, se encontra líquida, convivendo em equilíbrio com a fase gasosa (vapor). É o que acontece em um tubo de GLP que abastece nossos fogões. Já o GNV, que é principalmente metano, não pode ser liquefeito na temperatura ambiente por mais que se aumente a pressão. Sua temperatura crítica é -82 graus C. Vide a propósito as questões http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=118 e http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=198 .
Desta forma as condições de liquefação das substâncias liberadas na pirólise depende de que tipo de gás está sendo liberado. Nota que algumas substâncias podem ser liquefeitas na temperatura ambiente e outras, como o GNV, somente existem como líquido em temperaturas muito baixas.
Assim somente podes ter a resposta quando pesquisares sobre as temperaturas críticas (e pressões críticas) das substâncias advindas da pirólise da borracha.Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1594.