X

Lâmpadas LED germicidas

Comprei umas luminárias para iluminar umas prateleiras. Elas têm 24 W, 1920 Lm e 6500K e na embalagem exterior é referido: Led purification lamps. Nas instruções nada é referido sobre a razão de se consideram “de purificação” dizendo que o uso é doméstico apresentando até uma imagem das lâmpadas montadas numa cozinha. Na embalagem exterior e onde é referido e traduzido para outras línguas “led purification lamps”, aparece LED UV-Lampen. Gostaria então de saber se estas luminárias e uma vez que são de purificação difundem propositadamente UV e que tipo. Depois gostaria de saber se elas são adequadas para utilização domestica ou se serão perigosas uma vez que em casa a exposição é muito elevada e contínua.
Obrigado

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

Existem lâmpadas LED que são usadas para a desinfecção (eliminação de microrganismos) pela emissão de radiação ultravioleta B e principalmente C (UV-B e UV-C). A radiação UV-B ou UV-C é invisível para humanos (assim como todo o restante do espectro ultravioleta) pois tem comprimento de onda inferior à radiação visível conforme representado na figura 1.

As radiações UV-B e  UV-C usadas ​​para fins germicidas e de esterilização não são apenas prejudiciais aos microrganismos, mas também potencialmente danosas para os seres humanos e outras formas de vida que possam entrar em contato com ela. Tais lâmpadas LED devem ser sempre protegidas e nunca visíveis a olho nu, mesmo que possa parecer que pouca ou nenhuma luz emane do dispositivo. A exposição a esses comprimentos de onda pode causar câncer de pele e perda ou deficiência temporária ou permanente da visão (vide mais informações em LED UV -aplicações e precauções).  Todos os dispositivos que emitem radiação UV deveriam ter etiqueta de advertência com o símbolo encontrado na figura abaixo, complementada com as precauções relativas ao seu uso.

Portanto lâmpadas LED que emitam radiação UV germicida não são adequadas para a iluminação de ambientes domésticos.

Leia o artigo do Prof. Fernando Kokubun (FURG) sobre Radiação UV e COVID 19.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

 


Um comentário em “Lâmpadas LED germicidas

  1. Alex Soares Vieira disse:

    Lembro que em 2020 e 2021 algumas luminárias que se dizia combater o corona vírus eram divulgadas constantemente nas redes sociais.
    As lâmpadas, que eram indicadas para o quarto e sala (pra que a pessoa ficasse exposta por alguns minutos por dia), se diziam germicidas (lembrando que o corona é vírus e não germes) e emitiam luz visível e um pedacinho de UVA (tinham um tom violeta). Nessa época alguém lucrou muito com a falta de conhecimento dos outros e o desespero da maioria.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *