X

Lâmpadas fluorescentes consomem mais ao serem ligadas?

Quero saber se verdade que se eu deixar as lâmpadas fluorescentes ligadas o tempo todo economizo mais energia elétrica do que se eu estar sempre ligando e desligando?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Comentário do autor da pergunta após a resposta abaixo:
Foi esclarecedor, obrigado

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Não são apenas as lâmpadas fluorescentes que possuem um transiente de corrente muito intensa. As lâmpadas incandescentes também apresentam este comportamento (por razão diversa das fluorescentes) assim como outros dispositivos elétricos (por exemplo motores elétricos). A denominação de transiente (comportamento que não perdura) já dá a entender que a duração é curta e, portanto, apesar de acontecer uma demanda alta de potência elétrica durante o transiente, a energia elétrica consumida acaba por ser pequena, desprezível frente a energia que a lâmpada consome quando ligada durante muitos segundos. Portanto, se mantiveres a lâmpada ligada, além de gastares o tempo de vida da lâmpada, terás um consumo de energia muito grande se comparado como o consumo que terias ligando-a e a desligando quando não mais é necessária.

Interessante sobre este MITO é que ele não aplica aos outros dispositivos elétricos. Ninguém cogita, por exemplo, de deixar o seu ferro de passar roupa ligado simplesmente porque há um transiente de corrente quando é ligado.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3206.


Um comentário em “Lâmpadas fluorescentes consomem mais ao serem ligadas?

  1. ANA BORGES disse:

    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Achei-o de excelente qualidade.
    Obrigado
    Ana

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *