Imortalizando nosso diálogo no FB a respeito de moto perpétuo

Caro Fernando Lang: Estou lhe escrevendo de dentro do meu grupo Beyond Physics.

A razão de lhe escrever é a seguinte: não sabia que o Facebook escondia toda a discussão que tivemos sobre moto contínuo, com mais de 20 apartes seus e meus e de outras pessoas que participaram da conversa. Notei que o FB só dá acesso à pergunta inicial. Toda a conversa posterior fica escondida do público. Então juntei toda a nossa conversa e copiei para dentro do meu grupo Beyond Physics para ficar tudo registrado, pois acho que foi uma conversa importantíssima que tivemos. Por favor, entre no Beyond Physics e verá tudo lá. Gostaria de ouvir sua opinião, se acha que é relevante o que foi dito, se merece divulgação mais ampla, o que acha das minhas idéias, enfim, solicito que diga sinceramente o que pensa. Afinal, somos físicos e falar a verdade é nosso maior mérito, ou deveria ser.

Assinado: Aruy Marotta (2 de agosto de 2013)

OBSERVAÇÃO: apenas alguns meses depois desta mensagem o Prof. Aruy Marotta veio a falecer. Tudo o que segue aconteceu portanto pouco tempo antes de sua morte inesperada e a palavra “imortalizando” quando foi colocada no título também antecedeu a sua morte. A postagem foi realizada em agosto de 2013 e tomamos conhecimento da morte no final do ano. A preservação no CREF dos diálogos honram a memória do Prof. Aruy Marotta, apesar de discordarmos em muitos aspectos de suas ideias.

A razão pela qual o Professor Aruy Marotta me escreveu se deve à uma postagem que fiz no FB sobre O RECORRENTE SONHO DO MOTO PERPÉTUO

Acabo de receber uma mensagem, em resposta a outra anterior que tratava sobre indutores, com o seguinte teor:

” Meu nome é ______ , estou trabalhando (em fase terminal) na construção de um motor em modo perpétuo. Não sei o quanto de informação à respeito desse assunto você é conhecedor mas o fato é que a “COISA” está sendo feita em muitos lugares do planeta e atualmente a Hungria ocupa a vanguarda nessa matéria. Alguns se ultilizam dos famosos ímãs de neodímio (Penderev), outros de bobinas de alta tensão (Tesla/Capanadze), outros da força de rotorno das molas, outros fazem um amálgama dos muitos modos que se conhece, em fim, as possibilidades são bem variegadas.

Por questões que tangem minha profissão, optei trabalhar com a topologia das tensões elevadas (Ed Grey). Meu motor funcionará por DESCARGA CAPACITIVA TEMPORIZADA com recuperação de energia dos campos em colapso de cada eletroímã de alta tensão. Minha consulta deveu-se à necessidade de saber precisamente/matematicamente o quanto de EFM será recupera nessa operação.

Apenas para comentar: Os livros de elétrica e eletrônica tetam formatar nossas cabeças incutindo informações que impedem a percepção de coisas que hoje (pelo menos para mim) são óbvias. Eles dizem: “VOCÊ DEPENDE DAS GRANDES CORPORAÇÕES”.
Tudo de bom para você e ao outro seu amigo engenheiro.”

Eu indiquei em resposta os seguintes endereços do CREF:

Respondido por: Prof. Fernandoi Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A discussão no Facebook

Filipe Duarte Calado – Boa!

Vinícius JF – Meu trabalho de conclusão do curso técnico tratou exatamente disto, usei neodímio e não funcionou igual; o melhor foi que quando descobri que não ia funcionar, o resto do grupo começou a me crucificar porque eu tava acreditando nas “empresas do mal que escondem a energia gratuita”.

Aruy Marotta – Há muita confusão relacionada com a questão do moto contínuo. A Lei da Conservação da Energia só é válida para sistemas fechados. Em sistemas que não podem ser fechados, é possível que essa lei não seja satisfeita. Por exemplo, vamos considerar o caso do vácuo quântico que permeia qualquer sistema. Não é possível isolar um sistema do vácuo quântico. Essa pode ser a explicação para o funcionamento dos motores magnéticos, constituídos de imãs permanentes. Existem milhares de casos comprovados de motores magnéticos que funcionam sem aparente input de energia. Chamo a atenção para a palavra aparente. Pelo Princípio da Incerteza de Heizenberg da Mecânica Quântica podemos afirmar que o vácuo contém energia. Segundo a literatura científica, a densidade de energia do vácuo é gigantesca: cerca de 10^130 J/cm^3. Nada se compara a esse valor, nem a energia produzida quando matéria interage com antimatéria, sem falar da energia da fusão nuclear, que é muito menor, etc. Portanto, o vácuo quântico é um repositório gigantesco de energia, ubíquo (que está em toda parte) e que poderia prover a energia necessária para o funcionamento dos motores magnéticos e de naves capazes de viajar no espaço inter-estelar. O problema é como extrair energia do vácuo quântico. Esse é um dos temas tratados no meu grupo no Facebook intitulado Beyond Physics. Aparentemente, a força da gravidade também é onipresente, e, em princípio, não podemos isolar um sistema dela. Entretanto, a análise mostra que a força da gravidade é uma força conservativa, que não altera a energia do sistema, e, portanto, não pode produzir trabalho.

Vinícius JF – Olha Aruy, esta possibilidade do vácuo quântico se assemelha a uma que ouvi sobre forças místicas universais movendo o motor, sem evidências disso não tem como demonstrar nada; e sobre milhares de casos comprovados, você poderia mostrar a patente de algum deles ou um trabalho científico e nós poderemos analisar. Sobre os motores movidos a imãs permanentes, o imã tem um campo magnético totalmente proporcional, ou seja, pro rotor entrar até a troca de pólos do segundo imã, ele dissipa a mesma energia que vai ganhar com o outro pólo. Se não existisse nenhuma energia dissipativa no sistema, ele continuaria girando. Até aí tudo bem, movimentos perpétuos existem e a própria lua é um deles, mas usar o movimento perpétuo pra gerar energia não dá certo, porque tu vai estar criando energia, o que não é possível, porque no momento em que tu colocar um imã pra girar no eixo dele e pôr um condutor na vizinhança deste imã, o campo magnético do imã irá induzir um campo elétrico no condutor tanto como essa corrente no condutor irá gerar seu próprio campo magnético que causará perturbações no imã, isso resultaria em energia dissipada e o rotor diminuiria de velocidade até parar.. Sem fontes e evidências não é ciência

Não sei se expliquei tudo certo ou se cometi erros, bom, se tiver cometido, me corrijam.

Marcos Eugênio Wagner – Espero que eu não tenha que voltar pra Unisinos pra revalidar meu diploma……….

Fernando Lang da Silveira – Caro Aruy Marotta: Estás afirmando que motores magnéticos com APENAS ímãs permanentes funcionam? Por favor indica concretamente APENAS um desses milhares de motores magnéticos tipo PERENDEV que funciona!

Fernando Lang da Silveira Vinícius JF: moto perpétuo é por definição uma máquina que produz energia do nada!

Fernando Lang da Silveira Vinícius JF: olha em http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=61

Aruy Marotta – O que é o NADA? O NADA só existe na Matemática Pura! Na Física não existe mais o NADA! O vácuo absoluto, que era o NADA, a Mecânica Quântica demonstrou que está cheio de energia! Portanto, o NADA sobrou para a Matemática!

Aruy Marotta – Caro Fernando Lang: No Instituto de Física da UNICAMP foi construído um motor magnético que está sendo testado em 4 casas, já faz 8 meses, fornecendo energia elétrica para as casas através de um gerador acoplado ao motor.

Aruy Marotta – No Instituto de Matemática da UNICAMP foi realizado um trabalho teórico que mostra a possibilidade de funcionamento de motores magnéticos utilizando apenas o Electromagnetismo de Maxwell. Não foi usada a idéia de vácuo como fonte de energia. O método matemático utilizado nesse trabalho, infelizmente, está fora da minha capacidade de compreensão.

Aruy Marotta – Caro Fernando Lang: Cuidado com o ceticismo científico extremo! Hoje ele está sendo usado para freiar o avanço da Ciência ou corroborar para a hegemonia da Física Teórica em detrimento da Física Experimental. Hoje, na Física, a Realidade perdeu seu papel que tinha no passado de ser a base de onde deriva toda a Verdade. A Realidade foi substituída pela Mente, pela especulação! Voltamos ao tempo de Aristóteles!

Thales R. Mascarenhas – As possibilidades e desdobramentos dessas pesquisas que tornam todo o trabalho tão fantástico.

Fernando Lang da Silveira – Caro Aruy Marotta: Eu gostaria de ter mais informações sobre o motor que está sendo testado em 4 casas há 8 meses. Poderias fornecer algum endereço da UNICAMP onde se encontra mais informações? Se eu entendi bem alegas que tais motores extraem energia de algum lugar, portanto não são motos perpétuos. Qual é então a fonte de energia de tais motores? Poderias também indicar quem é o matemático da UNICAMP que demonstra a possibilidade teórica de motores magnéticos? Faz parte do discurso científiico a apresentação das evidências que corroboram as alegações. E para alegações maravilhosas o bom senso requer evidências poderosas!

Aruy Marotta – Caro Fernando Lang: 1) Infelizmente, quanto aos testes do motor magnético em 4 casas, no momento, não posso fornecer mais informações, pois o construtor do motor, meu amigo na Física da UNICAMP, me pediu sigilo absoluto, afim de não comprometer o sucesso dos testes, que contam com participação de gente com visibilidade pública; 2) Os motores magnéticos, do ponto de vista de que não há entrada visível (ou aparente) de energia, podem ser considerados, sim, motos perpétuos. Dizer que a energia provém do vácuo quântico, constitui apenas uma tentativa de explicação, digamos, polêmica, sem nenhuma comprovação física experimental, nem teórica, a menos que neste último caso, seja válida a teoria do professor da Matemática; 3) O paper do professor da Matemática deve estar no meu computador. Apenas vou precisar da autorização dele para fazer o repasse; 4) Concordo inteiramente com sua última afirmação de serem apresentadas evidências que corroborem as alegações. E de que alegações maravilhosas requerem evidências poderosas! Entretanto, estamos cansados de saber da História da Ciência, que no momento que são dados os primeiros passos científicos, ainda hesitantes, somos obrigados a aceitar, pelo menos provisoriamente, a não existência de grande número de evidências poderosas. Isto é verdade tanto na teoria como na experiência. Devemos esperar o passar do tempo para acumular suficiente número de evidências poderosas ou intensificar bastante nossas pesquisas. Sou totalmente contra a moda em voga nos dias de hoje, nos meios científicos, de partir logo para o ceticismo extremado, sem motivação, sem análise, sem estudo mais aprofundado.

Fernando Lang da Silveira – Parece-me que 8 meses de produção energia por 4 motores difernetes já é um belo teste. Aguardarei ansiosamente a divulgação final dessa máquina maravilhosa! Aliás uma patente do invento já é possível de ser realizada (se ainda não o foi). Grato pelas explicações!

Aruy Marotta – Caro Fernando: Concordo! Há um “porém”. É muito difícil, ou impossível que um Dep. Patentes aprove uma patente desse tipo, uma vez que o aspecto externo é realmente de moto contínuo! Também não dá para publicar numa revista científica! Veja o caso da fusão fria (a COLD FUSION ou LENR). Faz 24 anos que foi descoberta em 1989 e até hoje está banida de patenteamento e publicação em revistas científicas com peer review, principalmente nos EUA. O que fazer?

Fernando Lang da Silveira – Acho que estás enganado sobre a possibilidade de patente pois os “motocontinuístas” aqui de PoA (RAR Energia) patentearam a máquina. Em dezembro passado alguém que trabalha com propriedade intelectual não só localizou a patente como a postou no FB.

Aruy Marotta – Tenta patentear no Estados Unidos!e

Fernando Lang da Silveira – E patente registrada fora do EUA não tem valor? Acho que deveriam ter uma opinião de um advogado especializado no assunto.

Aruy Marotta – Veja o site www.rexresearch.com/. Ele diz o seguinte: “Rex Research was established in 1982 by Robert A. Nelson to archive and distribute ” InFolios ” — Information Folios — of collected Articles about suppressed, dormant, or emerging Sciences, Technologies, Inventions, Theories, Therapies, & other Alternatives that offer real Hope & Choices to help Liberate Humanity from its Stupidity and the evile Pornocracy of Psychopaths .”

Aruy Marotta Milhares de motores magnéticos, incluindo muitos patenteados nos EUA na década de 30, são descritos detalhadamente no site Rex Research.

Cicero Petracco – A negação da Segunda Lei será a causa da extinção da espécie humana, talvez de toda a vida no planeta. Até outra ocasião.

Krishnamurti Andrade Resolveram para todo sempre o problema da geração de energia no planeta, que bom…

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3184.