X

Iluminação de túneis

Professor Lang

Como é feita a iluminação de túneis? É verdade que os túneis não necessitam ser iluminados de maneira uniforme e por que? Agradeço antecipadamente sua resposta.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang

Durante o dia a entrada do túnel deve ser quase tão iluminada quanto a parte da estrada ao ar livre, imediatamente antes da entrada. Tal é necessário para que um motorista não fique “cego” ao entrar no túnel. Depois, gradualmente a iluminação no interior do túnel pode ser reduzida para um nível muito menor do que o da entrada pois a visão humana opera bem sob iluminações  muito diversas,  havendo um conveniente tempo de adaptação.

A razão da redução da iluminação para níveis muito menores está na economia energética que tal procedimento propicia principalmente em túneis longos. Entretanto, ao se aproximar do final do túnel a iluminação deve ser gradualmente aumentada para que novamente a visão do motorista se adapte e ele não seja ofuscado pela forte iluminação ao ar livre. As mudanças de iluminação dentro de um túnel, por serem graduais e permitirem a adaptação da visão, passam desapercebidas pelas pessoas. Entretanto em alguns túneis se pode observar que o espaçamento entre as luminárias aumenta conforme o adentramos e depois, próximo à saída, as luminárias estão menos espaçadas.

Uma boa referência para este tema se encontra disponível em  TunnelINT.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1486.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *