Fusão do gelo: como proceder para manter o gelo por mais tempo?
2 de janeiro, 2015 às 9:01 | Postado em Mudanças de estado da matéria, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Oi Fernando, venho acompanhando essa página, e tenho gostado muito.
Esses dias estava sentada jantando, e surgiu essa dúvida na mesa: uma vasilha contendo varias pedras de gelo em cima da mesa, a partir do momento que esses gelos começam a derreter, é melhor tirar a água que derreteu para que eles se mantenham gelo por mais tempo, ou não faz diferença?
O gelo a que te referes já é gelo fundente, ou seja, gelo que se encontra na temperatura de fusão. O tempo que tal gelo durará ainda na forma sólida depende da taxa temporal com a qual ele absorve energia do entorno. Como a água líquida em contato com o gelo fundente se encontra praticamente na mesma temperatura do gelo, as trocas de energia (calor) do gelo com a água liquida são mínimas.
Se retirares a água da vasilha e, dependendo também do material da vasilha (principalmente se a vasilha for boa condutora térmica, metálica) e da forma da vasilha, haverá um aumento da temperatura no entorno do gelo, acelerando a troca de energia do gelo fundente com o entorno. Portanto, se o objetivo é preservar mais tempo o gelo o recomendável é deixá-lo em contato com água resultante da sua fusão.
Outras postagens envolvendo mudança de estado da água:
- Superfusão: substância no estado liquido abaixo do ponto de solidificação!
- Curvas reais de aquecimento da água
- Não derretimento do gelo em grandes latitudes
- Nuvens não são massas de vapor?
- Pressão de evaporação da água?
- Congelamento dos lagos
- Confusão recorrente sobre vaporização da água
- O que acontece se alguém jogar um copo de água no vácuo do espaço?
- Como se apresenta a água a -5 ºC a pressão normal?
Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2223.