X

Forno de micro-ondas vazio e ligado: o que ocorre?

Perguntas enviadas por um repórter do TechTudo – Globo:

1 – Sabemos que ligar um forno micro-ondas com algum objeto metálico dentro, não é recomendável, pois dependendo da situação o forno pode ser danificado. Mas o que será que ocorre se for ligado sem nada dentro?

2 – Quais são os cuidados básicos para manter o micro-ondas funcionando bem e com segurança?

 

Respondido por: Prof. Fernando Kokubun (FURG) - https://www.fisicaseteemeia.com.br/2021/

Sabemos que ligar um forno micro-ondas com algum objeto metálico dentro, não é recomendável, pois dependendo da situação o forno pode ser danificado. Mas o que será que ocorre se for ligado sem nada dentro?

Para entender o que ocorre, precisamos lembrar que um forno micro-ondas funciona gerando uma onda eletromagnética que denominamos radiação de micro-ondas ou simplesmente micro-ondas. As micro-ondas correspondem a ondas eletromagnéticas com comprimentos de ondas na faixa de 1 metro a 1 milímetro ou em termos da frequência, entre 300 MHz a 300 GHz (para comparação, a luz visível que também é uma onda eletromagnética, possui  comprimentos de ondas na faixa de  380 nanômetros a 750 nanômetros e frequência de 430 THz a 750 THz).

No caso do forno de micro-ondas, por convenção é escolhido o comprimento de onda de 12,23 cm ou frequência de aproximadamente 2,45 GHz. A escolha deve-se à sua boa absorção e penetração nos alimentos e por não interferir nas telecomunicações que também usam micro-ondas.

A radiação de micro-ondas  é gerada por um dispositivo denominado válvula magnetron representada esquematicamente na Fig. 1.

As ondas geradas no magnetron são enviadas através de um caminho especial (denominado guia de onda) para o interior do gabinete do forno micro-ondas. O gabinete possui paredes metálicas que refletem a radiação de micro-ondas, fazendo com que ela permaneça dentro dele (uma parte pequena pode ser absorvida pela parede ou retornar pelo guia de onda) para ser absorvida no alimento. É comum existir um prato giratório dentro do gabinete sobre o qual vai o alimento, sendo sua função permitir uma distribuição mais uniforme da radiação de micro-ondas no alimento.

 O aquecimento dos alimentos no forno micro-ondas é denominado aquecimento dielétrico. Ele ocorre quando a radiação micro-ondas interage, sendo absorvida, principalmente pelas moléculas de água contidas nos alimentos conforme está descrito em Aquecimento da água no micro-ondas NÃO se dá por ressonância!

Sem a presença de um corpo que absorva a energia das micro-ondas, uma parte pode retornar pelo guia de onda e danificar a parte eletrônica do forno. Por ser um equipamento eletrônico trabalhando com elevada potência, a ocorrência de um curto-circuito pode ser perigosa. Os fornos de micro-ondas com bons projetos normalmente desligam automaticamente nestas situações.

 Caso o sistema de segurança não funcione, ligar o forno vazio pode causar danos nos componentes eletrônicos do equipamento. O conserto de tais danos pode não valer a pena do ponto de vista financeiro.

Assim, não é recomendável ligar o forno vazio. Mas se por acidente o ligar sem nada dentro, a recomendação é desligar imediatamente.

Um procedimento para evitar problemas é o de sempre deixar dentro do forno micro-ondas um copo com água. Desta forma se for ligado acidentalmente, enquanto tiver água dentro do copo o risco de dano é evitado.

 

Quais são os cuidados básicos para manter o micro-ondas funcionando bem e com segurança?

A primeira providência é LER o manual do fabricante e seguir as normas recomendadas de segurança.

Um cuidado relevante é com a instalação elétrica: a tomada na qual o forno será conectado deve estar corretamente dimensionada para suportar a corrente demandada, tendo também aterramento. Sempre consulte um técnico eletricista de confiança. Não utilize adaptador de tomadas e nem extensão.

É importante também colocar o forno em um local com ventilação adequada.

Um cuidado imprescindível diz respeito à trava de segurança na porta do forno: se a trava estiver funcionando adequadamente, a válvula magnetron que gera as micro-ondas desliga ao abrir a porta. Se o forno não desliga nesta condição, há problema sério.

Ao aquecer qualquer alimento, lembrar que o mesmo pode estar muito quente, e em especial os líquidos podem superaquecer.  Se o líquido estiver superaquecido, ao ser perturbado irrompe em intensa ebulição, saltando para fora do recipiente, com risco de queimar o usuário que o manipula, conforme se observa em diversas fotos da postagem Superaquecimento no forno de micro-ondas!

Utilizar somente potes e utensílios adequados ao forno micro-ondas, evitando recipientes metálicos conforme notado em Sobre metal no forno de micro-ondas.

 

Estas respostas embasaram a postagem do TechTudo que está disponível em Por que não pode ligar o micro-ondas vazio? Veja o que acontece


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *