Forças fundamentais. Dúvidas sobre a classificação.

Olá boa noite. É sabido que existem quatro forças universais: gravitacional, eletromagnética, nuclear fraca e nuclear forte. Mas como se classifica neste contexto a força centrípeta, a força elástica, a força de atrito etc. Obrigado.

As forças gravitacionais e eletromagnéticas são estudadas desde o século XVII. Mais recentemente, isto é no século XX, quando os físicos passaram a estudar o núcleo atômico e as partículas fundamentais, encontraram as forças nucleares forte e fraca.  Sobre a unificação das quatro interações vide A Brief History of the Grand Unified Theory of Physics.

As forças que identificamos no nosso cotidiano ou são de natureza gravitacional, ou eletromagnética.

Forças atrativas que a Terra  exerce sobre objetos na sua superfície ou até distantes da superfície (como os satélites por exemplo), ou que a Lua e o Sol exercem na Terra e em outros corpos do sistema solar são de natureza gravitacional.

Forças de atrito, forças tensoras em cabos e sólidos em geral, forças de contato como a “força normal”, forças de pressão em fluidos, forças de resistência ou de arrasto em fluidos, … são todas de natureza eletromagnética. Vide as seguintes postagens:  Natureza da força de tração, Natureza da força elástica de uma mola, Qual é a natureza da força de empuxo?, A força normal, por ser de natureza eletromagnética, poderia ser uma força atrativa?.

E a força centrípeta? A força centrípeta é o nome dado à resultante radial de todas as forças exercidas em um corpo em movimento circular. Não há sentido em se perguntar sobre a natureza da resultante das forças em qualquer contexto (e não apenas no caso do movimento circular) pois ela pode ser composta por forças de natureza diversas. Por exemplo, na figura 1, a força centrípeta resulta da composição de uma força de natureza gravitacional (o peso da bolinha) com uma força eletromagnética (a força tensora no fio).

Vide também Força centrífuga é a reação à força centrípeta?Proporcionalidade entre as ordens de grandeza das 4 forças fundamentais da natureza.

Um comentário em “Forças fundamentais. Dúvidas sobre a classificação.

1. Fernando Prado disse:

Obrigado Prof Lang. A explicação sobre a natureza eletromagnética foi bem esclarecedora assim como “não fazer sentido” a natureza de uma força resultante em qq contexto.