X

Força de impacto na água da pessoa que cai da ponte

Se uma pessoa a cair de uma ponte, pode salvar-se, atirando um martelo à sua frente, para quebrar a tensão da água antes do seu próprio impacto?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A força de interação de um corpo com água originada no fato de que o líquido apresenta  tensão superficial é  independente de o corpo estar em movimento ou em repouso em relação à água. Esta força é desprezível quando comparada com o peso da pessoa que toca a água. Portanto a tensão superficial da água é irrelevante para o que queres discutir: a colisão do corpo com água.

Quando um corpo colide com água, a água resiste ao avanço do corpo através dela com a força de arrasto (drag force).

A força de arrasto inercial é proporcional ao quadrado da velocidade do corpo em relação água, à densidade da água, a área sobre a qual se dá a colisão da água com o corpo; depende ainda de um coeficiente adimensional relacionado com a geometria do corpo.

Um homem caindo de grande altura pode atingir velocidade de cerca de 60 m/s e quando atingir a água sofrerá força da ordem de cerca de 20 kgf por centímetro quadrado de área do seu corpo em impacto com água. Desta forma ele poderá sofrer uma força muito maior do que o seu peso ao atingir água e os danos no seu corpo serão terríveis.

No  artigo “Frenagem de um projétil em um meio fluido”  disponível no Research Gate ou em  www.if.ufrgs.br/~lang/– poderás encontrar mais sobre a força que resiste ao avanço de um corpo na água.

Outras perguntas relacionadas ao tema:

Salto recorde de Laso Schaller na cachoeira e força de impacto na água

Queda na água

Balística na água

Frenagem do projétil do fuzil AK-47 na água

“Docendo discimus” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 6167.


Um comentário em “Força de impacto na água da pessoa que cai da ponte

  1. Ola. Obrigado.Eu realmente aprendi muito.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *