X

(Fontes) Corrente em excesso causa danos ao aparelho?

Olá pessoal! Tenho uma pedaleira para guitarra (Boss ME-70) que especifica o consumo em 130mA. Ela funciona com 6 pilhas (9V) ou com fonte(não inclusa no pacote). Procurei fontes alternativas e encontrei algumas ditas “compatíveis” com o aparelho, mas logo notei que elas oferecem de 210 a 250mA e 9V. O que gostaria de saber é se essas fontes causariam uma “sobrecorrente” no aparelho ou se ele vai utilizar apenas a corrente que requer para o funcionamento.

Obrigado a todos!

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A intensidade da corrente especificada em fontes deve ser entendida como a intensidade máxima que se pode demandar da fonte sem que cause dano à fonte. Se a corrente demandada pelo teu aparelho, alimentado sob tensão de 9 V (de fato 9 V é a fem das 6 pilhas), é 130 mA, então NO MÍNIMO a fonte deve suportar esta corrente. NÃO HÁ PERIGO DE USARES UMA FONTE DE 9 V com capacidade para demanda de corrente maior, como por exemplo, 210 mA ou 250 mA ou mesmo muito maior do que essa. A corrente efetivamente demandada pelo aparelho depende da tensão que sobre ele se aplica, no caso 9 V.

Para que não tenhas dúvidas, pilhas podem suportar corrente muito maiores do que 130 mA. Pilhas alcalinas grandes podem dar correntes máximas da ordem de 10.000 mA. Maiores detalhes encontras na tabela 1 do artigo encontrado em Associação de pilhas em paralelo. Onde e quando a usamos?

Portanto ao alimentares teu equipamento com 6 pilhas estás de fato o alimentando com uma fonte de 9 V e com capacidade para corrente máxima maior do que 1.000 mA.

________________________________

Comentário adicional

Outra característica importante de fontes recarregáveis está expressa em uma informação comumente encontrada em pilhas recarregáveis e baterias automotivas. Esta informação é dada em mA.h ou em A.h e nada tem a ver com a informação anterior sobre corrente. A unidade de medida mA.h ou A.h NÃO É UM UNIDADE MEDIDA DE CORRENTE ELÉTRICA; é uma UNIDADE DE MEDIDA DE CARGA ELÉTRICA. Se uma pilha recarregável é de 1200 mA.h isto significa que se ela estiver completamente morta, “descarregada” (sem energia eletroquímica armazenada!), poderemos “carregá-la” completamente se durante uma hora se fizermos passar uma corrente com intensidade de 1200 mA. Caso a desejemos “carregá-la” lentamente, por exemplo com uma corrente de 100 mA, então devemos esperar 12 h.

Um bateria automotiva pode ser por exemplo de 12 V (significado: fem de 12 V), 300 A (significado: corrente máxima possível na bateria e 300 A, isto é, a corrente de curtocircuito é 300 A) e 60 A.h (significado: “carga” completa em 10 h com corrente de carga de 6 A).

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 6746.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *