Filosofia na Física…. Sera que é possível?
11 de agosto, 2012 às 9:03 | Postado em Filosofia da Ciência
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Se por um acaso, eu alcançar a velocidade do som e alguem soltar fogos de artificio, tem a possibilidade de escutar o som dos fogos varias vezes? O professor tava explicando umas coisas sobre o som e me veio essa pergunta na cabeça… Pff, respondam….
Pergunta originalmente feita em:
http://br.answers.yahoo.com/question/
A tua questão não é verdadeiramente filosófica mas de qualquer forma é impossível se fazer Física sem Filosofia.
Historicamente todas as ciências são originárias da Filosofia Natural e o termo cientista somente foi cunhado no século XIX. Há muitos pressupostos filosóficos no fazer científico como por exemplo: a crença de que podemos descrever a natureza através da Matemática; o pressuposto de que a natureza obedeça “leis naturais”; a possibilidade de investigar racionalmente e empricamente a natureza; …
Quanto à tua questão: se viajares com velocidade supersônica, uma onda sonora gerada por exemplo pela explosão de fogos de artifício em algum local à tua frente te atingirá porque viaja em sentido contrário ao teu e depois tu passarás pela onda que foi gerada viajando no mesmo sentido que tu te deslocas. Portanto poderás ouvir o som duas vezes, apesar de não ser o mesmo som devido ao efeito Doppler. Se a explosão se der atrás de ti, nunca a onda sonora te atingirá pois viajas mais rápido do que ela.
Se quiseres um exemplo de como a Filosofia e a Ciência se imbricam podes ler o artigo sobre um importante filósofo da ciência do século XX : A FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE KARL POPPER: O RACIONALISMO CRÍTICO
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 920.