FEM de movimento

Professor Lang, estive estudando a tal f.e.m do movimento e me deparei com um detalhe que está difícil de assimilar, se puder me ajudar agradeço desde já. É o seguinte, no caso da f.e.m de movimento estou lhe mandando um link com uma figura para ficar melhor explicada minha dúvida, quando a haste começa a se mover, os elétrons ali dentro tendem a ir para baixo e portanto polariza-se a haste, o que faz gerar uma f.e.m, mas o detalhe é para o cálculo dessa f.e.m uma das maneiras é analisar momento que a força magnética empata com a força elétrica, caracterizando uma situação de equilíbrio, mas atingida essa situação mesmo assim terão elétrons fluindo R para S e portanto existindo ali uma corrente para cima? No caso a velocidade dos elétrons seria constante? Obrigado

fem_movimento

A tua dúvida talvez decorra da infeliz afirmação “… faz surgir na espira uma corrente elétrica induzida e consequentemente uma tensão (força eletromotriz induzida)“. Esta afirmação implica ERRONEAMENTE que a fem seja consequente da corrente elétrica.

A força eletromotriz (FEM) decorre de que o condutor RS está em movimento através de uma região onde existe um campo magnético. Se a espira estivesse interrompida ou se apenas existisse o condutor RS em movimento, existiria uma FEM induzida no condutor RS (pois é ali no trecho RS que a fem se localiza). Neste caso não haveria corrente estacionária (apenas um transiente de corrente que levaria o condutor a se polarizar) pois quando o condutor se polariza, em qualquer uma de suas cargas livres existem duas forças opostas: a força magnética devida ao movimento através do campo magnético e a força elétrica consequente da polarização. Estas duas forças então levam a uma resultante das forças nula, não havendo portanto condições para sustentar o movimento de deriva das cargas livres no sistema de referência do condutor.

Qualquer que seja a origem da FEM, por exemplo química em uma pillha, poderá ou não haver corrente elétrica. Uma pilha em circuito aberto possui FEM mas não há corrente elétrica.

Finalmente, a existência de uma FEM em um circuito condutor fechado é a causa da corrente elétrica e não o inverso (conforme a infeliz afirmação).

Outras postagens sobre FEM:

Lei de Faraday: força eletromotriz NÃO é diferença de potencial elétrico!

O entendimento completo do circuito elétrico

Ddp de uma pilha não é constante?

Diferença de potencial, distribuição de cargas e força eletromotriz

Um artigo que trata do tema na Revista Brasileira de Ensino de Física: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v32n4/02.pdf

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1235.